CD produzido por professor no Amazonas é usado por programa de rádio em Londres

Os episódios do programa ‘Composer of the Week’ reproduzem o CD “José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), Integral para tecla e canto”, produzido pelo Prof. Dr. Mário Trilha da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O CD “José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), Integral para tecla e canto”, produzido pelo professor Mário Trilha, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi escolhido pela British Broadcasting Corporation (BBC) de Londres para compor os episódios do programa ‘Composer of the Week’ (‘Compositor da semana’, em tradução livre). O programa dedicou a semana ao compositor brasileiro, padre José Maurício Nunes Garcia.

As obras, tocadas em quatro de cinco episódios do programa, foram gravadas no pianoforte histórico ‘Grandpiano Muzio Clementi & C/O. Cheapside, London. (c.1810)’, no palácio de Queluz, em Portugal. 

A produção é uma parceria entre o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa (Cesem/UNL) e a editora UEA. As músicas apresentam uma seleção das ‘Fantasias e Lições’ da segunda parte do método de pianoforte (1821), contidas no CD.

Foto: Reprodução/UEA

Composer of the Week é um programa musical biográfico produzido pela British Broadcasting Corporation (BBC). É transmitido diariamente de segunda a sexta-feira, semanalmente, é apresentada uma série independente de cinco episódios dedicados a um determinado compositor ou um grupo de compositores relacionados. 

Para Mário Trilha, o reconhecimento conquistado é um marco positivo para a música clássica brasileira. 

“Em 80 anos do programa ‘Composer of the week’ foi a primeira vez que o Padre José Maurício teve a sua biografia e música escolhida para a emissão. A BBC é, possivelmente, a mais importante e tradicional rádio de música clássica do mundo, e alcança, virtualmente, todo o planeta, especialmente os países de língua inglesa. É uma enorme satisfação ter meu CD escolhido para participar”,

ressaltou.

Além disso, Trilha explica que o padre José Maurício foi o grande nome brasileiro do período da família real portuguesa, no Rio de Janeiro e no pós-independência e o método de piano composto em 1821, é o mais antigo de um compositor brasileiro. “Mas não havia ainda uma gravação integral da música para tecla e canto dele”, complementa.

O programa foi apresentado por Kate Molleson acompanhada dos professores Marcelo Hazan (Universidade da Carolina do Sul) e pela professora Kirsten Schultz (Universidade Seton Hall), entre os dia 2 e 5 de outubro de 2023.

Ouça: https://www.bbc.co.uk/sounds/play/m001qvv6

Quem foi José Maurício Nunes Garcia?

Nascido no Rio de Janeiro, seus pais eram filhos de escravos. Devido ao seus talentos musicais, Garcia foi capaz de passar de um início pobre para o topo de sua sociedade. Tornou-se mestre de música na catedral. Posteriormente, com a instalação da Corte Portuguesa na cidade, foi nomeado mestre de música da Capela Real.

Recentemente, a obra do padre-mestre foi abordada no livro ‘Música para tecla solo de José Maurício Nunes Garcia e Marcos Portugal’. A publicação foi organizada por Mário Trilha, Márcio Páscoa e Guilherme Monteiro. O livro foi publicado com recursos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e recebe os selos da Editora UEA e da Segunda Oficina Laboratório Editorial.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Áreas de pecuária na Amazônia apresentam maior incidência de leishmaniose cutânea, mostra estudo

Dados foram coletados em mais de 500 municípios. Moléstia gera 50 mil casos anualmente em todo o mundo, e é uma das dez doenças negligenciadas que mais despertam preocupação entre autoridades médicas.

Leia também

Publicidade