‘Carimbolando’: Largo São Sebastião recebe show gratuito com música afro-ameríndia e amazônica

Nova edição do espetáculo vai reunir os grupos Cocada Baré e Maroaga com os ritmos carimbó, coco de roda e gambá para celebrar a identidade regional.

Com músicas autorais e composições de expoentes da cultura popular, os grupos Cocada Baré e Maroaga irão celebrar a musicalidade afro-ameríndia e amazônica durante nova apresentação gratuita do espetáculo ‘Carimbolando: despertando o sonho cabano’. O show será no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus (AM), a partir das 18h do sábado (19). Iniciativa integra projeto contemplado pelo Edital Thiago de Mello.

Quem for ao evento vai assistir a um show que, além de convidar o público a “rodar a saia” ou dançar com os pés no chão, usa a música para mostrar influências de etnias e povos que foram importantes para formação étnica e social da Amazônia, pois junta o coco de roda com os ritmos do carimbó e do gambá amazônico.

Gambá é o nome dado a um tambor e gênero musical de origem afro-amazônica incidente em diversas manifestações culturais, cujos primeiros registros escritos datam dos séculos XVIII e XIX entre comunidades indígenas da etnia Mawé e quilombolas, nos estados brasileiros Amazonas e Pará.

Foto: Divulgação

A apresentação no Largo de São Sebastião vai ser a segunda a ser realizada pelo projeto. A estreia de ‘Carimbolando: despertando o sonho cabano’ ocorreu no fim de julho, com show no Quilombo do Barranco de São Benedito, na Zona Centro-Sul de Manaus, durante o 5º Encontro das Mulheres Negras, Afro-Ameríndias, Latino-Americanas e Caribenhas.

Desta vez, a organização acredita que a realização gratuita em um dos principais espaços de turismo e lazer da capital amazonense deve possibilitar que mais pessoas tenham contato com a sonoridade apresentada.

“A expectativa para a realização do espetáculo no Largo de São Sebastião é colocarmos em evidência esse movimento cultural vivo da regionalidade e musicalidade afro-ameríndia na zona central da cidade de Manaus. É extremamente importante reafirmar a nossa cultura e identidade, desse modo, intencionamos que essa produção alcance outras pessoas que também acreditam e se identificam com a cultura popular amazônica”, disse a idealizadora do espetáculo, a produtora cultural e cantora Andarilha.

Repertório

O show contará com um repertório de canções autorais, regionais e afro-brasileiras tendo como referência os expoentes da cultura popular, incluindo Pinduca, Dona Onete, mestre Verequete, Jackson do Pandeiro, Selma do Coco, Aurinha do Coco e mãe Beth de Oxum.

‘Carimbolando: despertando o sonho cabano’ tem realização assinada pela Caldo Negro Produções, com apoio da Guerreiro Tapajós – Comunicação, Cultura e Eventos, Tribos Urbanas Estúdio, Manauscult, Prefeitura de Manaus, Secretaria de Economia Criativa (SEC) e Governo do Estado do Amazonas.

Sobre as bandas

A Cocada Baré tem desenvolvido o ritmo do coco de roda na cidade de Manaus e nasceu a partir da iniciativa da produção de um show para o lançamento do videoclipe de Flor do Sertão da artista Andarilha, realizado no mês de julho de 2022 no Espaço Cultural Toca do Mumu. Desde então o grupo tem atuado em outras atividades socioculturais, dentre estas: o Festival Afro-ameríndio, a Oficina de Coco de Roda realizada através do Circuito +Cultura, bem como as oficinas livres. Conta com a participação de Susana Cláudia, Andarilha, Eron Oliveira, Nika Yuki e Jéssica Oliveira que tem interpretado canções de diversos expoentes da cultura popular, dentre estes: Selma do Coco, Coco do Amaro Branco, Coco Raízes do Arcoverde, Aurinha do Coco e Grupo Bongar.

O Grupo Maroaga é um grupo de gambá do município de Maués (na Amazônia Brasileira), atuante na cidade de Manaus, criado com o objetivo de difundir o Gambá na cena urbana. O grupo experimenta um novo jeito de se fazer Gambá, como estratégia salvaguardista desta cultura musical, buscando torná-la mais atraente não só às gerações mais jovens, mas também ao público em geral. Para isso, desenvolve-se o gambá “estilizado”. Nos últimos cinco anos o grupo tem realizado shows, produções, e oficinas sobre o gambá. Além do Gambá, o Grupo Maroaga também leva para suas apresentações outros ritmos da Amazônia Brasileira como: o Carimbó, Marabaixo, Lundu Marajoara e o Marambiré.

Por que “despertando o sonho cabano”? 

O projeto ‘Carimbolando: despertando o sonho cabano’ nasceu com propósito de ressaltar a diversidade cultural amazônica e também rememorar a história ao destacar a revolta popular da Cabanagem ocorrida no Pará de 1835 a 1840.

“A Cabanagem foi uma das maiores revoltas populares do Brasil e nesse processo se destaca primordialmente a atuação das populações negras e indígenas. Nesse sentido, o que nos conecta a essa história é justamente o sentido de exaltação do protagonismo e resistência dessas populações, traduzidas em sua herança cultural que originou os ritmos do carimbó, do coco e do gambá que serão apresentados durante o espetáculo musical. O sentimento que gostaríamos destacar é a liberdade e a alegria de podermos tocar os nossos tambores, é importante dizer que até o século XX havia uma série de proibições para as manifestações afro-indígenas, portanto, ao ocuparmos esse lugar estamos saudando essa ancestralidade, valorizando a cultura popular e regional.”, destaca Andarilha.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa analisa percepção de professores e estudantes sobre violência sexual no Amazonas

A pesquisa foi realizada em diversas etapas, com revisão de literatura sobre o assunto, treinamento com pesquisadores, entrevista com diretores de cinco escolas, roda de conversa com adolescentes e grupo focal com professores.

Leia também

Publicidade