Manaus 30º • Nublado
Sábado, 02 Março 2024

Boilevard: o boi bumbá que homenageia a Banda da Boulevard, em Manaus

348296257_263441716253863_5918831278565792718_n


Corre-Campo, Galante, Garanhão, Carinhoso e Brilhante. Sabe o que todos esses nomes têm em comum? Eles são bois bumbás de Manaus. Isso mesmo, não é só o Garantido e Caprichoso que são os responsáveis pelo 'dois pra lá, dois pra cá'. Agora, e se a gente te contar que a Banda da Boulevard também tem um boi para chamar de seu? Pois é. No dia 19 de junho de 2022, a diretoria da banda 'deu à vida' ao Boilevard, que é o responsável por animar a festa.

Foto: Reprodução/Facebook

De acordo com Luis Cláudio Chaves, que é um dos responsáveis pela Banda da Boulevard, o Boilevard "nasceu" no último carnaval. "Ficamos dois anos sem carnaval. A ideia de criar uma figura para animar a banda já era antiga, então, ele apareceu como uma personificação da nossa alegria", explicou.

O Boilevard é azul por causa do Nacional Futebol Club. A cor é para homenagear o professor Maneca, presidente de honra da Banda do Boulevard. Assim como os bumbás de Parintins, o Boilevard também tem o seu próprio símbolo em sua testa, o 'B'. "O Boilevard é uma ideia, uma concepção de boi popular, democrático e aberto para todos. É representado pelo 'B' de Boulevard", explicou Chaves.

Porém, diferente do Caprichoso e Garantido, o Boilevard não conta com itens, como por exemplo, Sinhazinha, Cunhã-poranga ou Amo do Boi. "Somos um boi de rua, somos raiz. Temos nossa ritmada com 100 integrantes e a Rainha da Floresta", contou Chaves.

Para Chaves, a cidade de Manaus tem uma tradição centenária com bois de rua. Na Boulevard mesmo foi fundado em 1922, o boi Mina de Ouro. "Essa tradição foi se perdendo ao longo do tempo. As festas de boi em Manaus estão elitizadas, precisamos contribuir para sua democratização. E o Boilevard é um instrumento para levar o boi bumbá de volta ao passado", disse. 

Veja mais notícias sobre CulturaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 02 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/