Manaus 30º • Nublado
Domingo, 23 Janeiro 2022

Projeto leva oficinas de poesias e fotografia para escolas de Mato Grosso

Projeto leva oficinas de poesias e fotografia para escolas de Mato Grosso
Desde 2006, o projeto Poesia Necessária leva oficinas de poesia, fotografia e declamação a escolas públicas de Cuiabá. Ao longo destes 11 anos já foram publicados três livros de poemas, crônicas e fotografias dos alunos que participam das oficinas. O projeto foi selecionado em edital da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e Ministério da Cultura (MinC) e faz parte da nova rede de pontos de cultura em Mato Grosso, atendendo aos alunos da Escola Estadual Nilo Póvoas. O lançamento acontece nesta quarta-feira (27), às 13h.

Integram o time de oficineiros desta edição o escritor Marinaldo Custódio, que vai ministrar oficina de crônicas, o poeta Vinicius Masutti, que assume as oficinas de produção poética, o designer e fotógrafo Heitor Magno com fotografia, e Neneto Sá com as oficinas de declamação.
Foto: Divulgação

O Poesia Necessária acrescenta um maior aproveitamento da escrita, leitura e literatura no ambiente escolar e apresenta o que se produz e escreve em Mato Grosso, trabalhando com ferramentas capazes de despertar no aluno inspiração e criatividade, manifestando-se na leitura, criação de crônicas e poemas, bem como melhorando o desempenho dentro e fora de sala de aula.

O projeto incentiva e fomenta a prática da leitura e escrita nas escolas públicas do estado. Foi idealizado pelo poeta Antônio Sodré e pela professora e produtora cultural Viviene Lozi. A ONG Ação Cultural vem produzindo, organizando e aprimorando a metodologia há 11 anos e dispondo as ações às comunidades escolares escolhidas.

Esta iniciativa busca, ainda, contribuir para a redução da vulnerabilidade social e promover o acesso ao livro e à leitura por meio de ações e atividades aliadas à temática da educação não formal, que usa como ferramentas a poesia, a literatura, a produção textual, a fotografia, exposições, palestras, oficinas e publicação de livros.

O Poesia Necessária já foi desenvolvido em duas escolas estaduais da Capital, E.E. Ferreira Mendes e E.E. Raimundo Pinheiro e, como produto, além das atividades ministradas foram publicados dois livros contendo a produção dos participantes.
Foto: Divulgação

Em 2011, a iniciativa deu início a 3ª etapa, atendendo duas novas escolas: E.E. Cesário Neto e E.E. Nilo Póvoas. Para a fase atual, o Poesia Necessária agregou novidades à metodologia inicial: além das habituais atividades de leitura, criação, fotografia e produção poética, foram acrescidas oficinas de produção de crônicas e palestras com poetas e escritores locais.

As novas ferramentas no processo de ensino têm como base as criações produzidas durante as aulas de poesia, crônica e fotografia, em que uma é subsídio para a outra, interligando não só as ações do projeto como também as demais atividades promovidas pela escola.

O projeto já recebeu alguns prêmios como o Pontão Poesia Necessária, do MinC em 2011, HSBC Solidariedade, em 2010, História de Pontos, em 2009, da Secretaria da Diversidade Cultural do MinC e Pontinho de Leitura Poesia, em 2008, do MinC. 

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 23 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/