Desde 2006, o projeto Poesia Necessária leva oficinas de poesia, fotografia e declamação a escolas públicas de Cuiabá. Ao longo destes 11 anos já foram publicados três livros de poemas, crônicas e fotografias dos alunos que participam das oficinas. O projeto foi selecionado em edital da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e Ministério da Cultura (MinC) e faz parte da nova rede de pontos de cultura em Mato Grosso, atendendo aos alunos da Escola Estadual Nilo Póvoas. O lançamento acontece nesta quarta-feira (27), às 13h.
Integram o time de oficineiros desta edição o escritor Marinaldo Custódio, que vai ministrar oficina de crônicas, o poeta Vinicius Masutti, que assume as oficinas de produção poética, o designer e fotógrafo Heitor Magno com fotografia, e Neneto Sá com as oficinas de declamação.
Foto: Divulgação
O Poesia Necessária acrescenta um maior aproveitamento da escrita, leitura e literatura no ambiente escolar e apresenta o que se produz e escreve em Mato Grosso, trabalhando com ferramentas capazes de despertar no aluno inspiração e criatividade, manifestando-se na leitura, criação de crônicas e poemas, bem como melhorando o desempenho dentro e fora de sala de aula.
O projeto incentiva e fomenta a prática da leitura e escrita nas escolas públicas do estado. Foi idealizado pelo poeta Antônio Sodré e pela professora e produtora cultural Viviene Lozi. A ONG Ação Cultural vem produzindo, organizando e aprimorando a metodologia há 11 anos e dispondo as ações às comunidades escolares escolhidas.
Esta iniciativa busca, ainda, contribuir para a redução da vulnerabilidade social e promover o acesso ao livro e à leitura por meio de ações e atividades aliadas à temática da educação não formal, que usa como ferramentas a poesia, a literatura, a produção textual, a fotografia, exposições, palestras, oficinas e publicação de livros.
O Poesia Necessária já foi desenvolvido em duas escolas estaduais da Capital, E.E. Ferreira Mendes e E.E. Raimundo Pinheiro e, como produto, além das atividades ministradas foram publicados dois livros contendo a produção dos participantes.
Foto: Divulgação
Em 2011, a iniciativa deu início a 3ª etapa, atendendo duas novas escolas: E.E. Cesário Neto e E.E. Nilo Póvoas. Para a fase atual, o Poesia Necessária agregou novidades à metodologia inicial: além das habituais atividades de leitura, criação, fotografia e produção poética, foram acrescidas oficinas de produção de crônicas e palestras com poetas e escritores locais.
As novas ferramentas no processo de ensino têm como base as criações produzidas durante as aulas de poesia, crônica e fotografia, em que uma é subsídio para a outra, interligando não só as ações do projeto como também as demais atividades promovidas pela escola.
O projeto já recebeu alguns prêmios como o Pontão Poesia Necessária, do MinC em 2011, HSBC Solidariedade, em 2010, História de Pontos, em 2009, da Secretaria da Diversidade Cultural do MinC e Pontinho de Leitura Poesia, em 2008, do MinC.
Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.