Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sexta, 15 Janeiro 2021

Paradas de ônibus de Manaus ganham grafite com temas amazônicos

As paradas de ônibus que ficam na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Manaus, ganharam um novo visual na última sexta-feira (1°). Um projeto realizado pela associação cultural Casarão de Ideias trouxe artes em grafite com a temática amazônica.

De acordo com o diretor do Casarão de Ideias, João Fernandes, o projeto foi vencedor da premiação Conexões Culturais da Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Manaus em 2020. Com a conquista, a associação cultural pôde colocar em prática a revitalização das paradas de ônibus da avenida.

"A gente escolheu as paradas de ônibus da Avenida Getúlio Vargas por ser uma via principal da cidade. As paredes estavam bem comprometidas, com sujeira, então decidimos transformá-las. Nós já finalizamos uma, estamos trabalhando em outra e aguardamos autorização para iniciar as outras", disse o diretor.


Foto: Arquivo Pessoal

Para a realização do projeto, Fernandes contou que chamou a dupla de artistas de grafite Curuminz, de Parintins, no interior do Amazonas. Eles vieram para a capital e trouxeram seus estilos próprios da arte, com a temática regional.

A dupla de artistas 'Curuminz' é composta por Alziney Pereira e Emerson Freitas. Segundo Alziney, o projeto foi elaborado em conjunto com a equipe do Casarão de Ideias.

"Foi uma proposta que a gente gostou. É uma rua bem conhecida aqui da cidade, em que todo mundo passa, todo mundo tem esse contato aqui. Baseamos o trabalho com o que a gente já faz, que é o regionalismo amazônico, nossas intuições holísticas de como a gente vê a Amazônia em si", explicou o artista.

Segundo o artista, as artes feitas por eles buscam representar uma mescla da fauna e da flora do Amazonas, além das características das pessoas da região.

Foto: Arquivo Pessoal

Para Alziney, participar da realização do projeto em Manaus trouxe a oportunidade de levar o trabalho e estilo feito pela dupla 'Curuminz' para fora de Parintins. "Justamente para as pessoas conhecerem o nosso trabalho. Nós não tínhamos o contato com o público manauara", disse.

Segundo o artista, após a conclusão do trabalho, as impressões das pessoas que passaram pelo local foram positivas. A finalização da segunda parada de ônibus deve acontecer neste domingo (3). "A galera passa e diz que está lindo e agradecemos muito por todo esse retorno desse primeiro trabalho que estamos realizando aqui", comentou Alziney.

Para o diretor do Casarão de Ideias, além de revitalizar os muros das paradas de ônibus, o trabalho também busca levar a arte para quem passa pelo Centro de Manaus.

"Nós, enquanto Casarão, buscamos fomentar a arte e fazer com que mais pessoas tenham acesso. A gente vai continuar acreditando nisso. Insistindo em acreditar que um dia teremos uma cidade melhor através dessas pequenas ações que fazemos, enquanto sociedade civil. Resta ao poder público se aproximar disso e construirmos um grande elo para fazermos uma cidade melhor", finalizou Fernandes.  

Veja mais notícias sobre ArteAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 15 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/