Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Ópera de Mozart estreia na tela do Cine Líbero Luxardo, em Belém

BELÉM - Unir duas grandes artes é a nova proposta do Cine Líbero Luxardo, que integra os espaços culturais do Centur. Após firmar parceria com a distribuidora 'BonFilm', o Cine oferecerá ao público a exibição de óperas. O projeto, intitulado 'Ópera na Tela', começará na próxima terça-feira (19), e prosseguirá até junho com sessões mensais. A estreia será com 'A Flauta Mágica', consagrada obra de Wolfgang Amadeus Mozart. Os ingressos custam R$10,00 (com meia-entrada).
Com o projeto, o Cine Líbero Luxardo tem a disposição um catálogo com 13 óperas, todas com reconhecimento internacional. Dessas, seis serão selecionadas para exibição neste primeiro semestre. “Os ingressos esgotam muito rápido quando tem algum festival de ópera em Belém. Percebemos esse interesse das pessoas e, pela beleza dessas produções, decidimos disponibilizar ao grande público algumas das mais importantes do mundo, em um espaço cultural acessível”, informa Paulo Barreto, gerente do Cine Líbero Luxardo.
Flauta Mágica será o primeiro espetáculo do projeto. Foto: Divulgação
O catálogo de peças, que inclui 'O Barbeiro de Sevilha' e 'Os Pescadores de Pérolas', é fruto de uma mostra inédita e com circulação nacional, totalmente dedicada à ópera, que exibe o melhor da temporada europeia recente, também denominada “Ópera na Tela”. O projeto visa apresentar a cultura lírica e incentivar a democratização dessa linguagem de encenação e música, no cenário mágico do cinema.
Composta por Mozart (1756-1791), com libreto de Emanuel Schikaneder, a ópera que será exibida no Cine Líbero Luxardo tem a regência do maestro Sir Simon Rattle, direção de Robert Carsen e filmagem de Olivier Simonnet. Além disso, a apresentação conta com a Filarmônica de Berlim e o Coro Rádio de Berlim.
Sobre a obra, o maestro Ricardo Prado escreveu: “Reis e rainhas, príncipes e princesas, monstros, desafios, florestas e passarinhos. Uma ópera para crianças? Mas o que fazer com disputas e manipulações cruéis entre pais e mães separados? E com tanta violência e até suicídio? Sim, eles já conhecem um bocado de tudo isso dos desenhos animados e vídeo games, das histórias da carochinha. Esta extraordinária versão do Festival de Páscoa de Baden-Baden – com a Filarmônica de Berlim, Sir Simon Rattle e Robert Carsen na direção e um elenco estelar – propõe uma leitura adulta de elementos tão infantis. Esta combinação, talvez única, de conto de fada, comedia dell’arte, rituais maçônicos e drama familiar, tem muito a dizer a todos nós”.

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/