Manaus receberá o primeiro musical da Broadway com uma equipe inteiramente amazonense. A primeira temporada do espetáculo ‘Urinal’ será apresentada para o público no dia 8 de dezembro, às 20h, no Teatro Amazonas. Em entrevista ao Portal Amazônia, o diretor Matheus Sabbá, responsável pelo projeto, falou sobre a importância de trazer novidades do cenário teatral para Manaus.
De acordo com o diretor Matheus Sabbá, o espetáculo ‘Urinal’ era um espetáculo off-brodway, mas que em 2012 conseguiu alcançar os famosos palcos da brodway, e ganhou três Tony Awards, conhecido como o Oscar dos espetáculos teatrais. “Em 2015, o ‘Urinal’ ganhou uma versão no Brasil, quando eu assisti fiquei apaixonado pela história, então decidi usar ele como fonte do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Comecei a planejar o espetáculo no final do ano passado”, contou.
Essa será a primeira vez que uma equipe de Manaus encenará um espetáculo da broadway. Para Sabbá, ter apenas amazonenses envolvidos no musical era essencial. “Escolhi fazer o ‘Urinal’ com atores da terra, a tradução é a mesma do Zé Henrique de Paulo, o responsável da primeira montagem do musical no Brasil, mas tirando isso toda a mão de obra é do Amazonas. A gente fez as audições, escolhemos o elenco e equipe técnica, agora estamos nos últimos ensaios”, disse.
Foto: Divulgação
A história
A peça se inicia com uma saudação de boas vindas do Policial, o narrador, assistido pela moradora de rua Garotinha. De acordo com o que o policial nos conta, uma seca de vinte anos causou uma terrível falta de água, fazendo com que banheiros particulares se tornassem impensáveis. Toda a atividade sanitária da população é realizada em banheiros públicos controlados por uma megacorporação chamada Companhia da Boa Urina.
Para controlar o consumo de água, as pessoas devem pagar para usar essas dependências. Há leis severas garantindo que o povo pague para fazer xixi, e se elas forem quebradas, o culpado é enviado para uma suposta colônia penal chamada Urinal, de onde os criminosos jamais retornam.
A montagem do espetáculo busca mostrar toda essa história de opressão e mostrar que o xixi é só uma metáfora para muitas outras opressões da vida, bebendo de poéticas de encenadores como Brecht pretendemos praticar a montagem de um musical de forma analítica e verdadeira.
Crescimento
Na opinião do diretor, o Amazonas ainda está muito atrasado quando se trata de teatro musical. “Apesar de termos um dos maiores festivais de Ópera do Brasil, o Estado ainda precisa de mais iniciativas para fomentar o teatro musical. E falta de pessoas talentosas não é, afinal, temos profissionais qualificados em musicais na capital. A gente só precisa fazer o setor crescer. Não podemos deixar a produção musical ficar apenas nos eixos São Paulo e rio de Janeiro”, afirmou Sabbá. O diretor planeja fazer uma temporada completa do espetáculo e garante que a primeira apresentação será totalmente grátis. “Quero que os amazonenses tenham contato com o teatro musical, então a estreia de ‘Urinal’ será gratuita. Vamos planejar uma temporada para 2018, mas precisamos saber a programação do Teatro Amazonas, afinal existem outros eventos agendados”, revelou.
Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.