Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Museu do Pará promove debates com personalidades da região

BELÉM - Projetado pelo arquiteto bolonhês Antônio Landi e construído no século XVIII para ser a residência dos capitães, generais e governadores, o Palácio Antônio Lemos abriga desde 1994 o Museu do Estado do Pará (MEP). A partir do dia 20 de janeiro, o acervo ganhará a contribuição dos responsáveis pela construção da história atual do Pará. A ideia é do diretor do MEP, Sérgio Melo, idealizador do 'Roda de Memória', projeto que levará ao Museu, uma vez no mês, personalidades da história política, cultural e artística do Estado para falar de suas experiências e atividades.
Palácio estará aberto a visitação. Foto: Agência Pará/Reprodução
O primeiro personagem, agendado para o próximo dia 20 de janeiro, é o ex- Governador Aurélio do Carmo, que completará 94 anos dez dias depois de marcar presença no Roda de Memória. “O escolhemos por ele ter sido o último governador civil antes do Golpe Militar de 64, deposto em seu gabinete de trabalho, que funcionava no próprio palácio. O ex-governador resistiu ao golpe, desceu as escadarias do Palácio Lauro Sodré, cassado, mas aclamado pelo povo lá fora”, conta Sérgio Melo. No dia de abertura do “Roda de Memória”, Aurélio do Carmo conversará com os estudantes e convidados sentado na mesma cadeira onde estava despachando como então comandante do Estado, no dia em que foi deposto do cargo.
Para enriquecer o debate, junto com Aurélio do Carmo estarão os jornalistas Linomar Bahia e Luzia Álvares, que publicou uma pesquisa sobre a vida e carreira do ex-governador; o secretário de Turismo, Adenauer Góes, e o cientista político Roberto Correa. As universidades públicas e particulares do Estado vão receber convites para fazer a divulgação do projeto junto a seus estudantes. “Esse é um momento ideal para a gente entender que o Roda de Memória é uma possibilidade metodológica que propicia o diálogo entre os sujeitos que fizeram a história desse estado”, destacou o diretor do MEP.
Projeto 'Roda de Memória' acontecerá no Palácio Antônio Lemos. Foto: Agência Pará/Reprodução
O objetivo educacional do projeto é reforçado pelo museólogo Antonio Correa. “Sendo o museu um lugar de memória, ele constitui um espaço de educação e de comunicação. Isso nos dá a possibilidade de contar a história de personalidades que ainda estão presentes na vida do Pará”, defende.
Funcionamento
O Museu do Estado do Pará funciona na Praça D. Pedro II, s/n, bairro da Cidade Velha, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 9 às 13 horas. A taxa para entrada é de R$ 4, com meia-entrada para estudante e gratuidade para idosos e crianças até 7 anos. Às terças-feiras a visitação é gratuita para todos. Os agendamentos para visitas monitoradas devem ser feitos pelo telefone: (91) 4009-8845.

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/