Mostra ‘memória contemporânea o palco e os registros históricos’ acontece neste sábado (12), em Manaus

O Cineclube de Arte SEC tem o objetivo de difundir a produção cinematográfica amazonense contemporânea, motivando a circulação de obras fílmicas

A Mostra ‘memória contemporânea e o palco e os registros históricos’ apresentará e curtas-metragens com as personalidades Edney Azancoth, Oswaldo Pereira dos Santos e Dramaturgos, Atores e Diretores. do cenário amazonense. O Cineclube de Arte SEC tem o objetivo de difundir a produção cinematográfica amazonense contemporânea, motivando a circulação de obras fílmicas.

Sinopses:

EDNEY AZANCOTH – MEMÓRIAS DE ACTOR AMAZONENSE

O Curta retrata em depoimento a vida nos palcos do grande e saudoso ator Edney Azancoth, dramaturgo, historiador, pesquisador das artes cênicas, passou pelo teatro escola, Tesc, viajou o Brasil sempre deixando sua marca nos palcos por onde passou, falar de teatro sempre vai vir a memória esse talentosíssimo Actor Amazonense, sua paixão e performances, toda criatividade e beleza marcadas nesse registro histórico. 

OSWALDO PEREIRA DOS SANTOS UM FOTOGRAFO PROFISSIONAL DE MANAUS DO SECULO 20

O curta-metragem conta a história deste fotógrafo que atuou entre 1950 e 1990, em Manaus. Oswaldo conta sobre sua atuação na Polícia Civil do Estado e em jornais da cidade, cobrindo casos como a queda de um avião em Rio Preto da Eva, em 1962, além de histórias sobre a sua primeira máquina fotográfica, a cobertura jornalística de ex-governadores do Amazonas e até do ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. 

PALAVRAS CÊNICAS

O curta-metragem faz uma crônica e homenagem ao teatro amazonense com depoimentos, que foram coletados entre 2009 e 2011, de dramaturgos, atores e diretores: como Márcio Souza, Chico Cardoso, Narda Telles, Ednelza Sahdo, Gerson Albano, Wagner Mello, Rosa Malagueta, Dori Carvalho, Selma Bustamante, Luiz Vitalli, entre outros.

Todos os documentários têm direção e roteiro de Sergio Cardoso, sendo um registro de pessoas comuns e artistas que deixaram de alguma forma sua marca social e artística em nossa cidade.

Para agendamento acesse: www.cultura.am.gov.br

O cineteatro Guarany dispõe de 48 lugares (50% de sua capacidade) disponível durante a mostra, seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19 durante a exibição destas obras. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade