Manaus sedia pela primeira vez 35º Congresso Internacional de Teatro

MANAUS – Pela primeira vez, o Brasil sediará o Congresso Internacional de Teatro. A primeira reunião oficial sobre os preparativos para a realização da 35º, que acontece em Manaus no dia 30 de maio, foi realizada na manhã desta segunda-feira (1), na sede da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos (Manauscult). A expectativa é reunir mais de 1,5 mil artistas e estudantes de artes de todo o mundo.
O Congresso é realizado pelo Instituto Internacional de Teatro (ITI, sigla em inglês, para International Theater Institute), entidade vinculada a Unesco e a maior representação política das artes cênicas no mundo. O Diretor Geral do Instituto, Tobias Biancone, ressaltou que Manaus é uma cidade que atrai os olhares de todo o mundo e explicou os três principais motivos de ter escolhido a capital do Amazonas como sede do evento internaciona, que acontece pela primeira vez na América.
“Existem muitas razões que nos fez escolher a Amazônia. A primeira é o povo. As pessoas aqui são muito hospitaleiras e alegres. A segunda razão é você observar a natureza e o Teatro Amazonas que possuem apelo cultural muito forte no meio da Amazônia. E o terceiro motivo é a cultura amazônica, a forma como o povo se expressa, a expressão teatral e a vida. Essa é a coisa mais importante“, Explicou Biancone.
Foto: Karla Vieira/Semcom
Na capital amazonense, o evento será coordenado pelo Conselho Municipal de Cultura e realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult. O Presidente do Conselho, escritor e diretor de teatro amazonense, Márcio Souza, explicou que o evento está previsto para acontecer durante uma semana e confirmou a vinda de representantes de países como a China, Cuba, Chipre e Suécia, com apresentações para serem realizadas durante o evento.
“O objetivo do Congresso é promover a discussão das diretrizes e dos rumos do teatro no mundo e, com a Mostra Internacional de Teatro, gerar o intercâmbio cultural e artístico entre os países”, destacou Márcio Souza. Estudantes de regiões e países vizinhos também devem participar da programação.
O vice-presidente da Manauscult, Zezinho Cardoso, informou que a escolha de Manaus como sede para o evento reforça a vocação turística da capital. “Ninguém tem os rios, a floresta e a biodiversidade que temos e isso tem que ser explorado para o bem da nossa sociedade, do nosso povo,” finalizou. 
CongressoO primeiro congresso aconteceu em Praga, em 1948, quando também foi fundado o ITI, por iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O último Congresso foi realizado em Yerevam, na Armênia, em 2014. Para este ano, a Organização espera que o congresso em Manaus seja um dos melhores já realizados no mundo.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade