Manaus 30º • Nublado
Terça, 05 Março 2024

Grafiteiros lançam guia de artes urbanas em Rio Branco

Grafiteiros lançam guia de artes urbanas em Rio Branco
Em alusão ao Dia Internacional do Grafite, comemorado na segunda-feira (27), os representantes do Coletivo de Artes Urbanas Acreano (Caua) estiveram em sessão solene na Câmara Municipal de Rio Branco na manhã desta terça (28) para abordar sobre o RB Grafite, que está sendo realizado nesta semana na capital, e lançar o Guia de Artes Urbanas.

O material contém um mapa mostrando as localidades dos grafites de oito artistas – Claudeney Alves, Mardilson Machado, Mahtmá Soares, Ismael Stencil, José Alberto Junior, Clementino Almeida, Jessé Luiz, Marias Souza e Danilo de S’Acre –, além de contar a trajetória e estilo de cada um.
Foto: Divulgação

“O guia estará disponível para que o morador local ou turista que venha visitar o estado saiba onde estão nossas artes. Para nós, ter essa visibilidade é muito importante, pois descriminaliza aquela ideia de que o grafite é crime. Nós estamos apenas mostrando nossa arte na rua”, afirma José Junior.

Após a sessão, os grafiteiros realizaram uma intervenção artística em um dos muros da câmara. “O movimento estar sendo recebido pelos vereadores é um ato histórico, algo que nunca foi visto em outro local do Brasil. Em um momento que uma grande capital apaga seus grafites, os poderes públicos acreanos valorizam. A conscientização, o debate, o entendimento nas mais diversas expressões artísticas são um processo longo, uma visão ampliada do que é cultura e sua importância no equilíbrio social e na defesa democrática”, ressalta o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Sérgio de Carvalho.
Foto: Divulgação

Intervenções artísticas

A terceira edição do RB Grafite, evento que reúne grafiteiros locais, nacionais e internacionais, é realizada em Rio Branco desde o último sábado (25) e se estende até sexta (31). Em sua programação, há bate-papos, workshops, shows e arte em diversos pontos da cidade.

Além disso, haverá também o desenvolvimento do projeto 'Águas Sagradas', que levará intervenções artísticas para Estações de Tratamento de Água (ETA) de Rio Branco. A iniciativa é do grupo TRZ Crew Gafite e Arte, com apoio do governo do Estado, por meio do gabinete do governador, Fundação Elias Mansour, Assessoria da Juventude e Secretaria de Comunicação.

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 05 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/