Filme amazonense é selecionado em festival da Turquia

Dirigido por Rafael Ramos, o filme amazonense “Formas de Voltar Para Casa” foi selecionado na categoria de curtas-metragens internacionais do Marmaris Film Festival, que vai acontecer entre os dias 9 e 14 de outubro, na cidade de Marmaris, na Turquia. Esta é a quarta mostra internacional em que o filme é selecionado: o curta já passou por eventos como o Festival de Cinema de Nevada, nos EUA, em que venceu o prêmio de melhor documentário; Wasaga Film Festival, no Canadá; e o New York Indie Doc Fest. Além desses festivais internacionais, o filme também foi selecionado para a mostra latino-americana do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, em 2017. A produção é da Artrupe Produções Artísticas.

“Formas de Voltar Para Casa” é o quarto curta-metragem de Rafael Ramos. Nele, o diretor mistura imagens de arquivo de viagens de sua família pelo interior do Amazonas com um registro filmado do espetáculo de teatro “A Casa de Inverno”, que tem a família como tema. A partir dessa mistura, o diretor faz uma análise sobre relações familiares.

Foto: Divulgação
Ramos possui outros filmes com trajetórias em festivais de cinema. Seu segundo curta-metragem, “A Menina do Guarda-Chuva”, foi finalista do Prêmio ABC 2015, e seu último filme, “Aquela Estrada”, circulou em mais de 20 festivais no Brasil e no exterior. “Acreditava que por tratar mais das relações endêmicas do Amazonas, ‘Aquela Estrada’ atraísse uma certa curiosidade dos festivais. E foi o que aconteceu. Circulamos nos principais festivais nacionais e ainda circulamos fora. De alguma forma, isso tudo foi pensado. Mas com o ‘Formas de Voltar Para Casa’ não deslumbrava nada disso. Foi um trabalho bem pessoal e meio sem planejamento, juntei umas imagens que já tinha filmado em 2014, que foi a peça ‘A Casa de Inverno’, com minhas filmagens de criança, de família. Desse arranjamento surgiu o filme, de uma inquietação sobre memória e conflitos particulares”, explica Ramos.

Em Manaus, o filme foi exibido na II Mostra do Cinema Amazonense. “Formas” permanecerá sua trajetória de festivais durante este ano, e será disponibilizado na internet em 2019.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade