Exposição reúne faces da natureza e povos do Médio Solimões no Amazonas

Neste final de semana, acontecerá a Exposição “Protagonistas”, uma realização do Instituto Mamirauá, que mostra faces da natureza e de povos da região do Médio Solimões, no Amazonas. A exposição mostra a valorização das culturas tradicionais e a conservação do meio ambiente.

Foto: Divulgação

Segundo informações do Portal G1 – Amazonas, Luiz Sérgio dos Reis vive na comunidade Boa Esperança e por lá é conhecido como um “caminhão carregado de informações” sobre a natureza. Erivan de Castro é assistente de campo e um verdadeiro especialista da floresta. Já a sorridente Filomena Freitas, ou “Filó”, lidera um grupo que trabalha com polpas de frutas. Em comum, essas pessoas têm a origem – a região do Médio Solimões, Amazonas – e o compromisso com a conservação da Amazônia. Na mostra, o público manauara poderá conhecer essas e outras histórias na exposição.

Sobre a exposição

“Protagonistas” é uma viagem em fotos à região do médio curso do Rio Solimões, a riqueza da biodiversidade e das culturas dos povos de lá, através do relato de doze pessoas engajadas com um projeto de conservação do meio ambiente. São moradores de comunidades ribeirinhas, como o Luiz, agricultores, professores, cientistas, técnicos e assistentes de pesquisa que traduzem, à maneira delas, o que é viver, trabalhar e cuidar dessa parte da Amazônia.

Todos elas são protagonistas do projeto “Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação”, financiado pelo Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Também conhecido como “BioREC”, é realizado pelo Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O projeto tem a meta de diminuir e transformar práticas que causam degradação ambiental e emissões de gases de efeito estufa. As atividades são desenvolvidas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Amanã e Mamirauá, duas das maiores áreas protegidas em floresta tropical da América do Sul, e incluem ecologia e manejo florestal, manejo de agroecossistemas, educação e proteção ambiental e monitoramento do uso do solo.

Serviço

Nos dias 7 e 8 deste mês, em cartaz no Millennium Shopping, na Av. Djalma Batista, 1661, bairro Chapada, em Manaus.Além da exposição fotográfica, o público terá a disposição jogos educativos e publicações do Instituto Mamirauá.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade