Manaus 30º • Nublado
Quarta, 10 Agosto 2022

Exposição reúne faces da natureza e povos do Médio Solimões no Amazonas

Exposição reúne faces da natureza e povos do Médio Solimões no Amazonas
Neste final de semana, acontecerá a Exposição "Protagonistas", uma realização do Instituto Mamirauá, que mostra faces da natureza e de povos da região do Médio Solimões, no Amazonas. A exposição mostra a valorização das culturas tradicionais e a conservação do meio ambiente.
Foto: Divulgação
Segundo informações do Portal G1 - Amazonas, Luiz Sérgio dos Reis vive na comunidade Boa Esperança e por lá é conhecido como um “caminhão carregado de informações” sobre a natureza. Erivan de Castro é assistente de campo e um verdadeiro especialista da floresta. Já a sorridente Filomena Freitas, ou “Filó”, lidera um grupo que trabalha com polpas de frutas. Em comum, essas pessoas têm a origem - a região do Médio Solimões, Amazonas - e o compromisso com a conservação da Amazônia. Na mostra, o público manauara poderá conhecer essas e outras histórias na exposição.
Sobre a exposição

“Protagonistas” é uma viagem em fotos à região do médio curso do Rio Solimões, a riqueza da biodiversidade e das culturas dos povos de lá, através do relato de doze pessoas engajadas com um projeto de conservação do meio ambiente. São moradores de comunidades ribeirinhas, como o Luiz, agricultores, professores, cientistas, técnicos e assistentes de pesquisa que traduzem, à maneira delas, o que é viver, trabalhar e cuidar dessa parte da Amazônia.

Todos elas são protagonistas do projeto “Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação”, financiado pelo Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Também conhecido como “BioREC”, é realizado pelo Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O projeto tem a meta de diminuir e transformar práticas que causam degradação ambiental e emissões de gases de efeito estufa. As atividades são desenvolvidas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Amanã e Mamirauá, duas das maiores áreas protegidas em floresta tropical da América do Sul, e incluem ecologia e manejo florestal, manejo de agroecossistemas, educação e proteção ambiental e monitoramento do uso do solo.

Serviço

Nos dias 7 e 8 deste mês, em cartaz no Millennium Shopping, na Av. Djalma Batista, 1661, bairro Chapada, em Manaus.Além da exposição fotográfica, o público terá a disposição jogos educativos e publicações do Instituto Mamirauá.

Veja mais notícias sobre Arte.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 10 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/