Exposição CatalogART será lançada nesta quarta-feira

A ação propõe uma nova visão sobre como preservar a arte mato-grossense

Começa nesta quarta-feira (10) a 1ª Exposição de Arte Contemporânea Regional – CatalogART. Contemplada no edital MT Criativo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a mostra faz parte do programa CatalogART que visa a catalogação, digitalização e certificação de obras de arte produzidas por artistas do Estado.

“Quando pensamos o projeto, pensamos na defesa do produto cultural de Mato Grosso, no reconhecimento do acervo artístico de nossos pintores, escritores e demais artistas para fortalecer a cultura mato-grossense”, explica o idealizador e criador do projeto, o empresário e gestor cultural Guilherme Chaves.

A ação propõe uma nova visão sobre como preservar a arte mato-grossense, patrimônio imaterial da população que deve ser resguardada para as próximas gerações.

“Aqui o nosso propósito é de valorizar a arte regional, através de padrões de certificação, exposições físicas e digitais em 360º em uma série de ações culturais realizadas pelo Instituto Ateliê de Projetos”.

Fazem parte do projeto a arquiteta e diretora de arte Nadja Lammel e uma equipe de profissionais capacitados. Os artistas são selecionados por banca composta por profissionais da cena cultural do Estado, composta por curadores, professores de arte, artistas visuais e jornalistas.

Além da exposição, a principal ação do programa foi a palestra Gestão de Museus Virtuais 360º que ofereceu conhecimentos sobre a exposição virtual dos acervos artísticos de museus. A atividade conduzida pelo professor Doutor Ricardo Macedo aconteceu no último sábado (06.02), em formato presencial e online.

1ª Exposição CatalogART

A 1ª exposição CatalogART possui curadoria de Odete Venâncio, importante artista visual e curadora, que se destaca principalmente, ao se voltar para o estudo e valorização da temática indígena e abordar símbolos regionais com grande sensibilidade artística.

A primeira edição da exposição contará com consagrados artistas regionais: Heleninha Botelho, Adão Domiciano, Zilda Barradas, Fred Fogaça, Wender Carlos, Alair Fogaça, Amilton Martins, Elieth Gripp e Régis Gomes, dentre outros.

Segundo Guilherme Chaves, em breve haverá a publicação de edital de seleção para novas etapas e continuidade do programa.
O público poderá conferir 1ª Exposição CatalogART a partir desta quarta-feira (10.02), às 18h30, na Galeria Lava Pés, localizada no hall principal da Secel. A exposição segue aberta para visitação até o dia 28 de fevereiro.

Homenagem

O homenageado nesta etapa do programa é o artista plástico Victor Hugo, recentemente reconhecido pelo título de Embaixador do Pantanal. Sua obra já possui reconhecimento internacional, devido a sua dedicação a retratar a natureza, fauna e flora do bioma pantaneiro. Outro viés de seu trabalho é retratar figuras oficiais e públicas com imensa qualidade técnica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade