E-book reúne narrativas orais de anciões da Terra Indígena São Marcos

Financiado desde 2007 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o livro ‘Panton Pia: Narrativa Oral Indígena – registro na Terra Indígena São Marcos’, que reúne uma série de entrevistas com índios do município de Pacaraima, em Roraima, já está disponível para leitura. O projeto coordenado pelo pesquisador e professor da Universidade Federal de Roraima, Devair Antônio Fiorotti, pode ser acessado de forma gratuita em de e-book.

De acordo com Fiorotti, o objetivo principal de ‘Panton Pia’ é divulgar a importância das artes verbais dos povos indígenas de Roraima . “A ideia central do livro é valorizar os protagonistas dessa comunidade, ou seja, os anciões. Quis entender a historia deles, como por exemplo, a visão deles sobre ser indígena nos dias de hoje. A partir do momento que o público ler as histórias vai entender mais sobre a cultura amazônica, afinal, esses personagens fazem parte de uma geração única”, explicou. 

Fiorotti entrevistou 27 idosos da Terra Indígena São Marcos, dentre eles, indígenas das etnias macuxi, taurepang e wipixana. A primeira edição mostra apenas a narrativa de 12 anciões. Já o nome do livro é oriundo da língua indígena macuxi, ‘Panton’ significa história, já ‘pia’, é perto, ou seja, ‘perto da história. O pesquisador adiantou que ainda existem outros volumes que serão publicados em outras oportunidades. 

Divulgação

Para o livro, Fiorotti contou com a ajuda de alunos de iniciação científica e de mestrado. Na página oficial do projeto ‘Panton Pia’, ele afirmou que a ideia de relatar a história dos indígenas surgiu quando percebeu estar com mais de duas mil paginas de material, e o mesmo não chegava ao conhecimento das pessoas. 

Na opinião de Fiorotti, a cultura indígena precisa ser mais valorizada pelos brasileiros. “A cultura deles vive em constante mudança, isso sempre existiu em qualquer cultura, seja na nossa ou nas deles. Durante o processo de entrevistas, pude perceber essas diferenças. Quero destacar também, o protagonismo desses anciões, que lutam pelo seu espaço. A maioria dos entrevistados afirmaram que não abandonariam suas terras, pois, assim, vivem mais integrados com a natureza”, informou. 

Confira algumas entrevistas feitas pelo pesquisador Devair Fiorotti:

Jabuti e a Onça – Caetano Raposo from Panton Pia on Vimeo.Canto do Veado – Eren Macuxi – Koko Bernaldina from Panton Pia on Vimeo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade