Coleção de mobiliário contemporâneo apresenta traços da cultura acreana

Desenvolvida com a marca Acre, Made in Amazônia, uma coleção de mobiliário com design contemporâneo vem estimulando o processo criativo de novos produtos com identidade cultural do Acre. O projeto é idealizado pela primeira-dama, a arquiteta Marlúcia Cândida.

A coleção apresenta cinco linhas de mobiliário – Palafita, Jatobá, Empate, Yuxin e Estrela – fabricados com madeiras locais: cedro, cerejeira, cumaru-ferro, itaúba, jatobá e tauari.

Peças foram lançadas durante evento em São Paulo. Foto: Divulgação
As peças foram lançadas durante a primeira edição da High Design – Home & Office Expo, feira de mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, em São Paulo, em junho deste ano. Publicações nacionais como Caras, Valor Econômico e o Estado de S. Paulo, deram destaque ao projeto da coleção.

Os conceitos das diversas linhas foram elaborados dentro do curso de formação, com os designers Emmanuel Gallina e Bernardo Senna. A capacitação envolveu estudantes de arquitetura, artistas, marceneiros e filhos de marceneiros. Juntos, identificaram as diversas almas da cultura local e criaram uma “gramática visual acreana” que, posteriormente, foi usada como inspiração no projeto e na comunicação visual dos móveis. Cada linha contém um mundo originado na escolha dos próprios nomes, que são tradicionais e simbólicos.

Acre, Made in Amazônia

Iniciado em 2012, o projeto que leva a marca Acre, Made in Amazônia tem como objetivo consolidar a cadeia produtiva do mobiliário como motor de desenvolvimento do Acre. Um de seus desafios é buscar estratégias para a inovação e novas tecnologias, com a finalidade de potencializar o produto (marca), visando os mercados nacional e internacional.

A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com o Sebrae, Sistema Fieac e POLI.design, Consórcio do Politécnico de Milão, com apoio e colaboração da primeira-dama, a arquiteta Marlúcia Cândida.

Além do mobiliário outros projetos irão levar a marca Acre, Made in Amazônia. “Não somente na área do design, mas da gastronomia e do artesanato, como também da cadeia produtiva de proteína animal, que envolve a parceria público-privado-comunitária”, explica Marlúcia.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade