Manaus 30º • Nublado
Sexta, 09 Dezembro 2022

Coleção de mobiliário contemporâneo apresenta traços da cultura acreana

Coleção de mobiliário contemporâneo apresenta traços da cultura acreana
Desenvolvida com a marca Acre, Made in Amazônia, uma coleção de mobiliário com design contemporâneo vem estimulando o processo criativo de novos produtos com identidade cultural do Acre. O projeto é idealizado pela primeira-dama, a arquiteta Marlúcia Cândida.

A coleção apresenta cinco linhas de mobiliário – Palafita, Jatobá, Empate, Yuxin e Estrela – fabricados com madeiras locais: cedro, cerejeira, cumaru-ferro, itaúba, jatobá e tauari.

Peças foram lançadas durante evento em São Paulo. Foto: Divulgação

As peças foram lançadas durante a primeira edição da High Design – Home & Office Expo, feira de mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, em São Paulo, em junho deste ano. Publicações nacionais como Caras, Valor Econômico e o Estado de S. Paulo, deram destaque ao projeto da coleção.

Os conceitos das diversas linhas foram elaborados dentro do curso de formação, com os designers Emmanuel Gallina e Bernardo Senna. A capacitação envolveu estudantes de arquitetura, artistas, marceneiros e filhos de marceneiros. Juntos, identificaram as diversas almas da cultura local e criaram uma “gramática visual acreana” que, posteriormente, foi usada como inspiração no projeto e na comunicação visual dos móveis. Cada linha contém um mundo originado na escolha dos próprios nomes, que são tradicionais e simbólicos.

Acre, Made in Amazônia

Iniciado em 2012, o projeto que leva a marca Acre, Made in Amazônia tem como objetivo consolidar a cadeia produtiva do mobiliário como motor de desenvolvimento do Acre. Um de seus desafios é buscar estratégias para a inovação e novas tecnologias, com a finalidade de potencializar o produto (marca), visando os mercados nacional e internacional.

A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com o Sebrae, Sistema Fieac e POLI.design, Consórcio do Politécnico de Milão, com apoio e colaboração da primeira-dama, a arquiteta Marlúcia Cândida.

Além do mobiliário outros projetos irão levar a marca Acre, Made in Amazônia. “Não somente na área do design, mas da gastronomia e do artesanato, como também da cadeia produtiva de proteína animal, que envolve a parceria público-privado-comunitária”, explica Marlúcia.

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 09 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/