Cine Casarão recebe Festival Remaster com clássicos nacionais

O festival pretende remontar a experiência de quando os filmes selecionados estrearam, numa rara oportunidade de rever, ou de assistir pela primeira vez, na tela grande, filmes altamente significativos para a cultura brasileira, valorizando o cinema, a nossa memória e nossa história. O evento acontece simultaneamente também em outras capitais, como Vitória, Recife, Teresina, Fortaleza e São Luís.
Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos; O Homem da Capa Preta (1986), de Sergio Resende; O Assalto ao Trem Pagador (1962), de Roberto Farias; Bar Esperança (1983), de Hugo Carvana; Stelinha (1990), de Miguel Faria Jr; e o documentário Os Doces Bárbaros (1977), de Jom Tob Azulay, são os filmes que serão exibidos nas seis cidades.
O festival
“Preservação, acervo, memória e cultura brasileira. Uma discussão sobre a vasta qualidade do cinema nacional a partir da apresentação de diversos títulos, agora remasterizados com qualidade digital e de volta às salas espalhadas pelo Brasil. Uma homenagem aos cineastas brasileiros em toda a força de sua vitalidade original. É disso que trata o Festival Remaster”, explica um dos realizadores do festival, Alexandre Rocha.
Ainda segundo os organizadores, o Festival Remaster nasce para encontrar o público e para somar ao caminho necessário para promover a preservação, a história, o legado do cinema brasileiro e a importante ação de formação de plateia.
“A programação do Festival resgata a memória do nosso cinema, conversa com nossa história, fala da nossa sociedade, na ficção e em documentários, e também do legado cinematográfico até aqui. Mas não é somente isso. Pensamos o Festival como uma forma em que o espectador reencontre nos ícones do cinema brasileiro toda a força da produção nacional, quando falamos de sétima arte. Queremos dar caráter de nova estreia a estes filmes, ao revistarmos títulos tão relevantes. É uma nova experiência na sala de cinema”, conta um dos produtores do evento, Vitor Brasil.
Idealizado pelos produtores Alexandre Rocha, Cristiana Cunha, Marcelo Pedrazzi e Vitor Brasil, o Festival Remaster conta com o apoio da Globo Filmes (TV GLOBO), Canal Brasil e Globo News (GLOBOSAT) e a Rádio Globo como rádio oficial. Também tem apoio promocional do portal Adoro Cinema e apoio institucional da Academia Brasileira de Cinema. Em Manaus, o festival é realizado através de parceria exclusiva com o site Cine Set e o Casarão de Ideias. O Festival Remaster é uma produção da Afinal Filmes.
A programação completa dos filmes que serão exibidos está disponível abaixo:
01/11 (quinta)
16h30 – “Stelinha”
18h10 – “Vidas Secas”
20h30 – “Assalto ao Trem Pagador”
02/11 (sexta)
16h30 – “Assalto ao Trem Pagador”
18h10 – “O Homem da Capa Preta”
20h30 – “Bar Esperança”
03/11 (sábado)
16h30 – “Vidas Secas”
18h10 – “Stelinha”
20h30 – “Os Doces Bárbaros”
04/11 (domingo)
17h – “Os Doces Bárbaros”
19h – “O Homem da Capa Preta”
Veja mais notícias sobre Arte.
Comentários: