Manaus 30º • Nublado
Terça, 30 Novembro 2021

Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo palestram no Festival Internacional de Dança da Amazônia

BELÉM - Os bailarinos Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo são alguns dos nomes confirmados para o 22º Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida). A capital do Pará sedia o evento de 21 a 25 de outubro com espetáculos, mesa redonda e oficinas de ballet, jazz e sapateado. Neste ano, a presidente do Conselho Brasileiro da Dança, fundadora e diretora do Festival Internacional de Dança de Goiás, Gisela Vaz, será a homenageada do evento.O Festival é coordenado pela professora Clara Pinto, com o apoio cultural do Oi Futuro. Nesta edição os eventos serão realizados no Teatro da Paz (Espetáculo Adulto – Noite); o Teatro Estação Gasômetro (Espetáculo Infanto Juvenil e Concurso de Duos e Solos); Boulevard Shopping Belém (Palco Alternativo) e Pólo Cultural São José Liberto (Palco Alternativo)Para Clara, realizar mais um Festival é uma emoção. "Todos os anos dá o mesmo frio na barriga. Mas o mais importante é oferecer a arte da dança para tantas pessoas. E não falo só de bailarinos, coreógrafos, mas do público em geral, aquele que sempre lota o teatro nas apresentações, sejam elas de profissionais ou mesmo de amadores", diz Clara.Nesta edição, a programação traz uma novidade para profissionais, jornalistas e amantes dessa arte: um bate-papo aberto ao público com o tema “A importância dos festivais na evolução da dança no Pará”. A mesa terá nomes como Ana Botafogo (Brasil), Cícero Gomes (Brasil) e Federico Fernandez (Argentina), Gisela Vaz (presidente do Conselho Brasileiro de Dança - CBDD), o cantor paraense Pinduca “O Rei do Carimbó” e Roberto Guimarães, gestor de Cultura da Oi. O espaço será reservado para trocar experiências sobre o desenvolvimento cultural no Pará, mediado por Clara Pinto. A mesa acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 15h, no auditório da Oi, na TV.Dr. Moraes.  Mais informações podem ser obtidas através do email  e a entrada é gratuita.
Bate-papoAurino Gonçalves (Pinduca), Rei do Carimbó, tem mais de dez discos lançados, entre os quais, "Carimbó e sirimdó", pela Beverly. Entre suas composições encontram-se "Curichão da saudade", "Chorando à beira-mar", "Doce menina" e "Terra boa é o Pará", além de "O rico e o pobre".Ana Botafogo, Cícero Gomes, Federico Fernandez, ballet clássico obrigatório que compõem as grandes companhias do Brasil e exterior combinando arte e técnica; Cícero Gomes é primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Federico Fernandez é primeiro bailarino do Theatro Colón, na Argentina, ambos fazem apresentações durante o Festival deste ano.
Gisela Vaz, formada em Psicologia, é professora, coreógrafa e matre de ballet pelo New York Dance Institute e pela Julliard Shool de Nova York, além de atuar em musicais e programas de TV no Brasil; Atualmente é presidente do Conselho Brasileiro de Dança e uma das homenageadas do Festival.
Roberto Guimarães, gestor de Cultura da Oi, jornalista cultural, atualmente à frente dos centros culturais Oi Futuro;

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/