Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo palestram no Festival Internacional de Dança da Amazônia

BELÉM – Os bailarinos Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo são alguns dos nomes confirmados para o 22º Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida). A capital do Pará sedia o evento de 21 a 25 de outubro com espetáculos, mesa redonda e oficinas de ballet, jazz e sapateado. Neste ano, a presidente do Conselho Brasileiro da Dança, fundadora e diretora do Festival Internacional de Dança de Goiás, Gisela Vaz, será a homenageada do evento.O Festival é coordenado pela professora Clara Pinto, com o apoio cultural do Oi Futuro. Nesta edição os eventos serão realizados no Teatro da Paz (Espetáculo Adulto – Noite); o Teatro Estação Gasômetro (Espetáculo Infanto Juvenil e Concurso de Duos e Solos); Boulevard Shopping Belém (Palco Alternativo) e Pólo Cultural São José Liberto (Palco Alternativo)Para Clara, realizar mais um Festival é uma emoção. “Todos os anos dá o mesmo frio na barriga. Mas o mais importante é oferecer a arte da dança para tantas pessoas. E não falo só de bailarinos, coreógrafos, mas do público em geral, aquele que sempre lota o teatro nas apresentações, sejam elas de profissionais ou mesmo de amadores”, diz Clara.Nesta edição, a programação traz uma novidade para profissionais, jornalistas e amantes dessa arte: um bate-papo aberto ao público com o tema “A importância dos festivais na evolução da dança no Pará”. A mesa terá nomes como Ana Botafogo (Brasil), Cícero Gomes (Brasil) e Federico Fernandez (Argentina), Gisela Vaz (presidente do Conselho Brasileiro de Dança – CBDD), o cantor paraense Pinduca “O Rei do Carimbó” e Roberto Guimarães, gestor de Cultura da Oi. O espaço será reservado para trocar experiências sobre o desenvolvimento cultural no Pará, mediado por Clara Pinto. A mesa acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 15h, no auditório da Oi, na TV.Dr. Moraes.  Mais informações podem ser obtidas através do email clarapinto@orm.com.br e a entrada é gratuita.
Bate-papoAurino Gonçalves (Pinduca), Rei do Carimbó, tem mais de dez discos lançados, entre os quais, “Carimbó e sirimdó”, pela Beverly. Entre suas composições encontram-se “Curichão da saudade”, “Chorando à beira-mar”, “Doce menina” e “Terra boa é o Pará”, além de “O rico e o pobre”.Ana Botafogo, Cícero Gomes, Federico Fernandez, ballet clássico obrigatório que compõem as grandes companhias do Brasil e exterior combinando arte e técnica; Cícero Gomes é primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Federico Fernandez é primeiro bailarino do Theatro Colón, na Argentina, ambos fazem apresentações durante o Festival deste ano.
Gisela Vaz, formada em Psicologia, é professora, coreógrafa e matre de ballet pelo New York Dance Institute e pela Julliard Shool de Nova York, além de atuar em musicais e programas de TV no Brasil; Atualmente é presidente do Conselho Brasileiro de Dança e uma das homenageadas do Festival.
Roberto Guimarães, gestor de Cultura da Oi, jornalista cultural, atualmente à frente dos centros culturais Oi Futuro;
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade