Manaus 30º • Nublado
Terça, 30 Novembro 2021

Brincos e colares eternizam flores e folhas da Amazônia em resina

Brincos e colares eternizam flores e folhas da Amazônia em resina
Foto: Reprodução/Facebook
A natureza é fonte de inspiração para artistas de diversos lugares do mundo. Em Manaus, a estudante de Artes Plásticas da Universidade Federal do Amazonas (Opens external link in new windowUfam), Kerolyne Kemblim, utiliza, literalmente, folhas, flores e cascas de árvores para produzir colares, brincos e anéis em resina.

A matéria-prima usada na fabricação das peças é colhida nas trilhas da própria Ufam, que abriga o terceiro maior fragmento florestal do mundo. Kerolyne recolhe folhas e flores secas e cascas de árvores com formas, cores e contorções diferentes. Em seguida coloca o material em moldes com resina. Após secar, faz o acabamento com fibras e hastes de metal para criar colares, pulseiras e brincos. 
Foto: Reprodução/Facebook
De acordo com a estudante, a ideia de usar matéria orgânica nas peças surgiu em trabalhos da faculdade que utilizavam as formas das plantas como inspiração. Os primeiros modelos nasceram de uma coleção pessoal de folhas. "Eu o fiz testes com vários materiais, e muitos não deram certo. Algumas plantas também se desintegram muito facilmente além de apodrecer mais rápido. A junção de resina e alguns tipos específicos de plantas foi o que deu certo", revela.

Kerolyne também diz que a ajuda do professor e artista plástico Otoni Mesquita contribuiu para o amadurecimento da ideia. "Passei um período muito longo convivendo com ele e isso me deu um olhar mais abrangente e aberto. Nos andávamos pela Ufam catando folhas e outras plantas, tendo ideias. Foi um período ótimo", conta Kerolyne.

Gostou? As peças podem ser adquiridas através da página Opens external link in new windowFolha de Árvore ou pelo número (92) 99245-1224.

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/