‘Balada de um palhaço’ volta aos palcos de Manaus neste sábado

MANAUS – A nova montagem amazonense ‘Balada de um palhaço’, dramaturgia de Plínio Marcos, volta a se apresentar neste sábado (7), às 20h, desta vez no Espaço das Cias., localizado na Rua Dona Libânia, 300, Centro. Com direção de Gerson Albano, o espetáculo tem como protagonistas os atores Michel Guerrero e Fred Lima. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia entrada para estudantes e atores com a carteira da Fetam).O projeto da peça ‘Balada de um Palhaço’ pretende, entre múltiplos objetivos, instigar a plateia a refletir sobre o seu comprometimento histórico social, deixado ao homem, como honrado legado, por uma geração, que acreditou que o bem mais precioso do cidadão e por extensão de toda uma sociedade é a liberdade, o direito de ser.Para o diretor Gerson Albano, encenar em 2015 o texto de Plínio Marcos é um exercício teatral oportuno para o atual contexto político. “A carpintaria da montagem se absteve tanto de produções supérfluas, quanto de estereótipos oprimentes. De metáforas já vivemos mais que o suficiente”, destacou o artista.
Foto: Divulgação
Sinopse
 
Na cena, é travada a guerra de ideologias entre duas personagens representantes de uma mesma categoria artística: o circo. Bobo Plin, palhaço cansado por trabalhar sem motivação, artista reprimido pelo sistema, pela sua condição, decide repensar tudo ao enfrentar seu chefe, Menelão, o palhaço opressor, mercenário e operador de entretenimento cultural.Nessa crise, Bobo Plin pretende encontrar o verdadeiro significado de sua alma, como artista e ser humano. Com isso, um jogo de interesses é estabelecido e o sarcástico Menelão faz com que Bobo Plin tome uma decisão que dará outros rumos às vidas de ambos.A montagemAutor de grandes sucessos teatrais, que no período da ditadura militar revolucionou a forma do fazer cênico, escrevendo mais de 30 peças de teatro como as famosas “Dois Perdidos numa noite suja”, “Barrela”, “Abajour Lilás” e “Navalha na carne”, Plínio Marcos escreve sua última peça, ‘Balada de um Palhaço’ (1989), inspiradora para os profissionais envolvidos neste projeto, o que ocasiona em palcos locais a encenação dessa derradeira obra, uma das dramaturgias mais poéticas e simbólicas de sua trajetória.Com o enfoque de atingir o espectador de maneira reflexiva sobre a vida de um simples palhaço, que decide ultrapassar seus limites como artista e alcançar o ápice da catarse, a grande beleza da arte, os atores utilizam as falas e ideias dos personagens para alcançar as sensações do público. Ficha técnicaNa ficha técnica do espetáculo estão Chico Cardoso (Iluminação); Gerson Albano (Pesquisa de sonoplastia); Sinézio Rolim (Maquiagem); Dione Maciel (Montagem e confecção de figurinos); Sérgio Cardoso (Fotos); Fred Lima (Produção executiva) e Anderson Chagas (Operação de sonoplastia).Mais informações pelos telefones e whatsap da produção do espetáculo: 99511-7802 e 99331-7090. A peça ‘Balada de um palhaço’ tem apoio cultural da Federação de Teatro do Amazonas, Estação Cultural Arte e Fato e Sesc Amazonas.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade