Artista de Parintins cria grupo de super-heróis inspirados na Amazônia; conheça os personagens

O universo dos heróis das Histórias em Quadrinhos (HQ) se popularizou com o passar dos anos. Atualmente, várias editoras se destacam neste cenário, entre eles estão Marvel, DC, Boom Studios, Dark Horse Comics, Archaia, e muitos outros. Mas você sabia que a Amazônia também conta com o seu próprio grupo de heróis? Eles são os “Titãns da Amazônia“, e foram criados pelo parintinense Brandon Lee, de 42 anos, e seu filho de apenas 11 anos, Brandon Kirby Simon.

O principal foco de “Titãns da Amazônia“ é a guerra entre os guerreiros Araras Vermelhas e Araras Vampiros Azuis de Zulgurat. A batalha acaba indo até Amazon, o planeta terra. A primeira edição da HQ lançada de forma independente pela Amazon Comics, é intitulada “Água, o Combustível do Povo Arara“, e pode ser adquirida através das redes sociais do artista, o perfil pessoal e a página dos quadrinhos. Cada exemplar custa R$ 20.
 

Foto: Divulgação 

De acordo com Brandon, os primeiros esboços dos “Titãns da Amazônia“ surgiu na sua infância, mais especificamente durante o Jardim de Infância da Diocese Católica de Parintins. A primeira personagem que o artista desenhou aos cinco anos foi a Mulher Arara. 
“A inspiração veio de uma visão que tive de uma arara vermelha voando ao lado de uma azul, de acordo com a lenda, é raridade as duas aves voando juntas“, contou.

Sobre os personagens principais, Brandon destaca que as mulheres foram inspiradas por celebridades brasileiras. A guerreira Mariposa, por exemplo, é inspirada na triz Isis Valverde. Já a Princesa Arara tem os traços da modelo Gisele Budchem. A Rainha das Abelhas é uma homenagem para Alessandra Ambrósio. Até mesmo, a deputada Marielle Franco recebeu uma homenagem, ela é fonte de inspiração da Pantera Negra.

Amor e apoio

Já a paixão por quadrinhos foi apoiada pela mãe, Dona Maria do Carmo. Brandon revelou que sempre ganhava quadrinhos do Capitão América, Homem de Ferro, Hulk e Homem-Aranha. “Minha mãe se tornou uma grande incentivadora, me presenteava com gibis criados por Stan Lee e Jack Kirby, que serviram de inspiração para a produção dos “Titãns da Amazônia““, disse o artista parintinense.
 

Foto: Divulgação 

Nascido na Comunidade do Remanso, em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), Brandon procurou se especializar nas artes plásticas. Aos 13 anos, ele conheceu o mestre italiano Irmão Miguel de Pascale, conhecido como missionário da arte, que foi fundamental para o seu aprendizado.
Em 2017, o artista parintinense deu o ponta pé inicial para os “Titãns da Amazônia” e lançou o seu trabalho autoral, a repercussão por parte dos leitores o surpreendeu positivamente.
Parceiros

As impressões das HQs acontecem na casa do artista, todo trabalho criativo e operacional é desenvolvido por ele. Para Brandon, o amor pelos quadrinhos supera qualquer obstáculo financeiro ou técnico. “Ainda é muito complicado para um artista viver exclusivamente de seu trabalho, mas gosto do que faço, é uma mistura de prazer e nostalgia. Enquanto houver criatividade em mim, a saga dos heróis da Amazônia vai continuar“, destacou.
 

Foto: Arquivo Pessoal

O talento passou de pai para filho, atualmente, a saga dos “Titãns da Amazônia“ é escrita em co-autoria com Brandon Kirby Simon. “Ele me ajuda bastante, e assim, encontro uma forma de ficar próximo ao meu filho“, afirma o artista. Outra ajuda de peso veio de São Paulo, o professor e escritor Zoezer Brasilio, que está auxiliando no desenvolvimento das futuras histórias do Titãs, como por exemplo, a Guerra dos Cem Reinos, uma saga que promete emocionar os leitores.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade