Manaus 30º • Nublado
Quinta, 27 Janeiro 2022

Artista amazonense faz desenhos usando café como tinta

Artista amazonense faz desenhos usando café como tinta
Como você imagina a mesa de um artista? Deve ter pincéis, papéis e tintas produzidas a partir café, isso mesmo, café. O ingrediente tão apreciado pelo brasileiro é uma das matérias primas utilizadas pelo desenhista Gusttavo Miguel em suas pinturas. Ao Portal Amazônia, o jovem falou sobre a técnica de desenho com café que dá um toque extra para seus trabalhos. 

Segundo Miguel, a conexão com a arte surgiu em 2009, época em que ele participou do projeto 'Jovem Cidadão'. Apesar das dificuldades, o artista decidiu investir na carreira e buscou qualificação. "Comecei a desenhar cedo, mas não tinha muita técnica, então decidi procurar por um curso para aperfeiçoar meus traços. Nesse momento conheci a arte de uma forma aprofundada e através das aulas pude entrar nesse mundo que tanto me fascina. 
O desenhista Gusttavo Miguel mostra algumas de suas obras. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia


Miguel disse que a ideia de usar café como tinta surgiu de forma bem natural, mas que para dominar a técnica precisou pesquisar bastante. “Certa vez estava praticando e não tinha muita tinta, vi o café sobrando em cima da mesa e optei por usá-lo. No início fiquei decepcionado por não atingir o resultado que eu queria, mas com o passar do tempo fui aperfeiçoando e descobrindo novas possibilidades com o café”, revelou o jovem.

Concentração

Realmente, a técnica exige paciência e dedicação para quem a utiliza. Dependendo do desenho, Miguel pode levar até 15 dias para finalizá-lo. "É um trabalho difícil, mas que me encanta. Fazer o processo de mistura da tinta é rápido, a hora de desenhar demora um pouco, o motivo disso são as camadas. Primeiro faço o rascunho e vou aplicando a primeira camada, depois deixo secando e continuo o trabalho", explicou. 

Além do café, Miguel utiliza chá de camomila para reproduzir os desenhos. De acordo com o artista, o resultado fica bem diferente e muitas pessoas gostam de suas obras. “Tem diferentes tipos de misturas que podem ser utilizados, uma delas é café com chá de camomila. Acho legal testar todas as possibilidades, principalmente para deixar o desenho mais rico em detalhes e texturas. As pessoas ficam surpresas quando veem o café, mas o resultado agrada bastante”, disse o jovem. 

Artista mistura café com chá de camomila. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Projetos

Em 2017, os planos de Miguel envolvem ajudar outras pessoas a se apaixonarem pela arte. O jovem pretende ministrar uma oficina sobre pintura com pigmentos naturais. “Tenho em casa várias experiências que deram certo, e quero compartilhar com outros artistas. Meu objetivo é mostrar para as pessoas as possibilidades de usar algo que existe perto da gente e transformá-lo em arte. Ainda vou divulgar a oficina, mas os internautas podem acompanhar tudo nas minhas redes socais”, pediu.

Outro plano do jovem é fazer uma integração entre a fotografia e a pintura. "Estou muito ansioso para iniciar esses projetos, porque é importante que se fale sobre a arte", contou. E aí, curtiu os traços de Miguel? O Portal Amazônia pediu do artista para que ele desenhasse a logomarca do site com a técnica do café. Confira o resultado:

Gusttavo começa o desenho pelos traços. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
O jovem dá contorno ao desenho que será pintado com tinta de café. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Após concluir desenho, Gusttavo começa a pintar os traços. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
O jovem passa a tinta com cuidado para não borrar. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia 
Depois de algumas camadas, as cores começam a se destacar. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
O artista utiliza o copo para fazer contornos. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Ele utiliza os pincéis para fazer texturas no desenho. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
O jovem assina a obra feita para o Portal Amazônia. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 27 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/