Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 04 Agosto 2021

Amazônia é tema de concurso de fotografias

Amazônia é tema de concurso de fotografias
Foto:Reprodução/Shutterstock
Estão abertas até o dia 25 de fevereiro as inscrições para o Primeiro Concurso Regional de Fotografia do Bioma Amazônico. Interessados podem participar com imagens das áreas protegidas da Amazônia na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa. O território abriga mais de 10% da biodiversidade do planeta e cerca de 400 povos indígenas.

A iniciativa é da Rede Latino-Americana de Cooperação Técnica em Parques Nacionais, outras Áreas Protegidas, Fauna e Flora Silvestres (Redparques) e do Projeto Integração das Áreas Protegidas do Bioma Amazônico (IAPA). O objetivo é encorajar as comunidades e funcionários desses lugares para documentar a biodiversidade, os modos de vida e os desafios que o bioma enfrenta hoje.

Podem participar homens e mulheres com mais de 18 anos com algum vínculo empregatício, territorial, acadêmico ou de outra natureza com as áreas protegidas do bioma amazônico, a exemplo de guardas de parque, brigadistas, guias, administradores, habitantes, vizinhos, professores, cientistas.

De acordo com o edital, as fotografias devem ter sido feitas dentro dos limites das áreas protegidas que fazem parte do bioma amazônico. Os temas propostos são: Meios de vida e cultura; Conservação e uso sustentável do território; Ameaças e desafios; e Biodiversidade.

As fotografias devem ser enviadas em formato JPG ou PNG, com resolução superior a 5 MB, para o endereço: . Cada participante pode enviar, no máximo, duas fotos por assunto.

O autor da melhor imagem será premiado com viagem para uma área protegida fora do país de origem; o segundo receberá um reconhecimento especial. Cerca de 20 fotografias (o número pode variar conforme avaliação do júri) farão parte de publicação especial do Projeto IAPA.

Projeto IAPA

O Projeto Integração das Áreas Protegidas do Bioma Amazônico, a SIP - Visão Amazônica é financiado pela União Européia, coordenado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e implementado em conjunto com o WWF, a União Internacional para a Conservação da Natureza - UICN, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Ambiente da ONU e Redparques.

Com os oito países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e o território franco-guianense que compartilha o bioma Amazônia, o projeto trabalha em diferentes componentes, como governança, conservação e gestão efetiva de áreas protegidas, questões importantes para gerar redes de trabalho e estratégias no nível de bioma que permitem protegê-la e minimizar o impacto da ação climática. No Brasil, as ações ocorrem com apoio do governo federal.
Acesse o edital

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 04 Agosto 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/