Conhecido por ter seus desenhos compartilhados por divas da música internacional, como Rihanna e Lady Gaga, o estudante de design amazonense Alef Vernon ganha destaque fora do País mais uma vez. Vernon é o vencedor nacional do concurso de desenho Red Bull Doodle Art deste ano, promovido pela marca Red Bull.
Após concorrer com cerca de três mil artistas o voto popular e ainda a preferência do júri com outros 19 finalistas mais votados, Vernon venceu a disputa e agora representará o Brasil na fase mundial do concurso nos Estados Unidos, prevista para junho. “Fiquei sabendo do concurso na faculdade. Fui avisado que seria um concurso de doodles [desenhos] e que poderíamos imprimir a ficha no site ou pegar na faculdade mesmo. Resolvi participar. Dos três mil participantes, soube que fui o sexto mais votado”, contou ao Portal Amazônia.
Em São Paulo, além da premiação dia 6 de maio, o artista conta que também pôde participar de outras atividades com desenhistas de todo o País. “Tivemos palestras, workshops e até vídeo-game. No final teve uma palestra e depois dela o anúncio, quando reuniram todo mundo. A moça anunciou o vencedor e acabou sendo eu. Fiquei muito surpreso na hora, porque as outras pessoas que estavam lá [finalistas] são incríveis”, descreveu.
“Ter esse reconhecimento é bem importante pra mim, porque me estimula a querer continuar nessa área. Hoje em dia, são poucas as oportunidades que a gente tem com relação a arte e isso é, de alguma forma, um impulso pra mim e para outras pessoas, que podem ser inspiradas a continuar na arte e no desenho também”, afirmou.
Segundo Vernon, poder representar a arte nacional fora do Brasil gera uma sensação indescritível. “Me sinto muito honrado de poder representar tanto o Brasil quanto o Amazonas nessa competição. No meu desenho incluí bastante elementos da cultura, da flora e fauna do nosso Estado. Então é muito legal representar meu Estado com algo relacionado à arte e com uma carga cultural que mostra de onde eu vim”, disse.
Em um avião de papel, Alef Vernon ‘se coloca’ na ilustração ao desenhar elementos amazonenses e como os revela ao mundo. Para outros artistas que ainda não têm confiança em publicar seus trabalhos, Vernon dá uma dica: “Acho que no mundo da ilustração, desenho e etc, é tudo uma questão de força de vontade. Se a pessoa tiver muita dificuldade em desenhar, ela pode procurar cursos, aulas. Se já tiver mais facilidade pra manusear o lápis, é só ela ir treinando diariamente, aperfeiçoando técnicas e até mesmo assistir a tutoriais no youtube”.