A arte de vestir: Obra de Turenko Beça inspira estampa de camisas produzidas por galeria de Manaus

“Amazônia Ancestral” é a segunda obra de Turenko aplicada em estampas pela Manart Galeria. A obra de Hadna Abreu, Raiz Campos e Rui Machado já inspiraram peças

Com a proposta de promover a cena de artes visuais de Manaus, a Manart Galeria lança nesta sexta-feira, 12, a segunda estampa inspirada na obra “Amazônia Ancestral” do artista amazonense Turenko Beça. A partir das 17h, o perfil Manart Galeria, recebe o artista para um bate-papo.

A proposta é revelar curiosidades sobre a obra, produção da estampa, processo de curadoria e ainda explicar como poderão ser feitas as primeiras encomendas da camisa “Amazônia Ancestral”. A gestora da galeria, Anna Lôyde e a curadora, Hadna Abreu conduzem a live.

Foto: Divulgação

Lugar afetivo, território e cultura são elementos presentes em “Amazônia Ancestral”, obra que compõe a pesquisa sobre gravura realizada pelo artista. Foi manualmente gravada em suporte de linóleo, material emborrachado.

“Esta técnica permite ao artista, através da produção de uma matriz, a possibilidade da reprodução da imagem, técnica semelhante ao carimbo”, diz Hadna Abreu, curadora da galeria.

“A obra Amazônia Ancestral faz parte da minha pesquisa sobre gravura. Nela faço xilo, linóleo e os carimbos em borracha. A temática com todos os trabalhos que realizo gira em torno da Amazônia: ancestral x urbano; floresta x cidade; é uma questão que perpassa por conceitos como deslocamento, território e portabilidade. A discussão é sobre o lugar cultural, afetivo e esse lugar no mundo” Turenko Beça.

Nascido em Manaus, Tureko também desenvolve trabalhos como poeta, compositor e jornalista. Colabora em suplementos literários e publicações nacionais e internacionais similares. É economista, educador e especialista em Artes Visuais, Museografia e Patrimônio Cultural.

Suas principais referências, em Manaus, são Roberto Evangelista e Óscar Ramos. Mas dependendo da sua proposta de trabalho, também é possível perceber um pouco de Hélio Oiticica, Damien Hirst, Nelson Felix e Tunga.

Foto: Rodrigo Valle

Manart Galeria Virtual

Lançada em 2020 pela designer Anna Lôyde A Manart se apresenta como um espaço que elabora peças com estampas inspiradas em obras de arte, oferecendo a possibilidade de compra da arte aplicada em produtos como cadernetas, máscaras e, especificamente, camisas.

Obras dos artistas Hadna Abreu, Raiz Campos e Rui Machado já inspiraram peças da galeria.

Com a proposta de promover o cenário de artes visuais de Manaus, a galeria também oferece uma opção de renda aos artistas locais com a participação do artista no lucro adquirido com a venda dos produtos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade