107 anos de Carmen Miranda é tema de exposição em São Luís

São aproximadamente 25 bonecas em miniaturas expostas. Foto: DivulgaçãoSÃO LUÍS – Considerada ícone da música, do cinema e da cultura brasileira, a cantora Carmen Miranda é tema de exposição em São Luís. O Salão de Referência da Biblioteca Pública Benedito Leite, recebe, desde a última segunda-feira (22) a exposição ‘107 anos de Carmen Miranda: O legado da pequena notável’. A homenagem conta um pouco da vida e carreira artística no Brasil e nos Estados Unidos, entre as décadas de 1930 e 1950.
São aproximadamente 25 bonecas em miniaturas expostas. Os vestidos das bonecas são réplicas de algumas peças de suas apresentações. A exposição conta com cinco banners, 14 filmes americanos e a réplica em tamanho real do primeiro turbante utilizado por Carmen.
A artesã do município de São José de Ribamar, Júlia Morais, foi quem desenvolveu as fantasias em miniatura em parceria com o historiador Antônio Miranda. Segundo Julia, o interesse em confeccionar e colecionar adereços de Carmen Miranda surgiu após assistir um programa de televisão em 2009, ano em que era comemorado o centenário da cantora.
“Após assistir o programa percebi que Carmen Miranda e eu tínhamos algo em comum, a alegria, passei a assistir os seus filmes e ouvir as suas músicas. Comecei também a recriar algumas roupas que ela usou em alguns filmes em escala menor, as peças chamaram tanta atenção que passei a expô-las”, disse a artesã.
Carmen Miranda é considerada ícone da música, do cinema e da cultura brasileira. Foto: DivulgaçãoCarmen Miranda trabalhou no rádio, teatro de revista, cinema e na televisão. Foi considerada um ícone e símbolo internacional do país no exterior, além de ser considerada a 15ª maior voz da música brasileira. As roupas da artista são reproduzidas até hoje principalmente durante o período carnavalesco devido as cores vibrantes e por possuir modelos extravagantes.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade