Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 19 Janeiro 2021

107 anos de Carmen Miranda é tema de exposição em São Luís

São aproximadamente 25 bonecas em miniaturas expostas. Foto: DivulgaçãoSÃO LUÍS - Considerada ícone da música, do cinema e da cultura brasileira, a cantora Carmen Miranda é tema de exposição em São Luís. O Salão de Referência da Biblioteca Pública Benedito Leite, recebe, desde a última segunda-feira (22) a exposição ‘107 anos de Carmen Miranda: O legado da pequena notável’. A homenagem conta um pouco da vida e carreira artística no Brasil e nos Estados Unidos, entre as décadas de 1930 e 1950.
São aproximadamente 25 bonecas em miniaturas expostas. Os vestidos das bonecas são réplicas de algumas peças de suas apresentações. A exposição conta com cinco banners, 14 filmes americanos e a réplica em tamanho real do primeiro turbante utilizado por Carmen.
A artesã do município de São José de Ribamar, Júlia Morais, foi quem desenvolveu as fantasias em miniatura em parceria com o historiador Antônio Miranda. Segundo Julia, o interesse em confeccionar e colecionar adereços de Carmen Miranda surgiu após assistir um programa de televisão em 2009, ano em que era comemorado o centenário da cantora.
“Após assistir o programa percebi que Carmen Miranda e eu tínhamos algo em comum, a alegria, passei a assistir os seus filmes e ouvir as suas músicas. Comecei também a recriar algumas roupas que ela usou em alguns filmes em escala menor, as peças chamaram tanta atenção que passei a expô-las”, disse a artesã.
Carmen Miranda é considerada ícone da música, do cinema e da cultura brasileira. Foto: DivulgaçãoCarmen Miranda trabalhou no rádio, teatro de revista, cinema e na televisão. Foi considerada um ícone e símbolo internacional do país no exterior, além de ser considerada a 15ª maior voz da música brasileira. As roupas da artista são reproduzidas até hoje principalmente durante o período carnavalesco devido as cores vibrantes e por possuir modelos extravagantes.

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 19 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/