Manaus 30º • Nublado
Domingo, 14 Abril 2024

Ano novo, mapa novo: conheça o mais recente município da Amazônia Legal

Foto: Confederação Nacional dos Municípios

Com dimensões continentais, o Brasil possuia, até o início de 2023, pouco mais de 5.760 municípios. Agora, esse número chegou na casa dos 5.770. Um dos mais novos municípios do Estado do Mato Grosso - e da Amazônia Legal - se chama Boa Esperança do Norte.

Com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), oficializada em outubro, o município é fruto do desmembramento de duas cidades: Sorriso e Nova Ubiratã.

De acordo com o site oficial da Confederação Nacional de Municípios, com a recente decisão, Nova Ubiratã perde cerca de 360 mil hectares do atual território, o que corresponde, agora, a 80% de Boa Esperança do Norte. Os outros 20% são de uma área que antes pertencia ao município de Sorriso.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso (MT)

Contexto histórico

A disputa para criação do novo município não é de agora. Boa Esperança do Norte foi criado, mas não instalado, pela Lei nº 7.264, de 29 de março de 2000.

Naquele mesmo ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) acolheu decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que declarou, em Mandado de Segurança, inconstitucional a lei de criação de Boa Esperança do Norte.

Por fim, no dia 6 de outubro, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, André Mendonça, Nunes Marques e a ministra Rosa Weber foram a favor da criação do Município, contabilizando 8 votos a 3.

Por quê "do Norte"? 

A ideia, inicialmente, era de que o município se chamasse apenas "Boa Esperança", porém, como existe um município com esse nome no Paraná, acrescentou-se o "do Norte", por estar localizado ao norte geográfico do outro município. 

Estrutura 

Com uma população de aproximadamente 7 mil habitantes, o novo município destaca-se como um grande produtor de grãos, são mais de 700 mil toneladas por ano. Além da soja, a cidade produz milho, algodão e feijão e tem visto o desenvolvimento da pecuária.

Entretanto, conta com somente uma Unidade de Saúde e uma escola.


Veja mais notícias sobre CulturaMato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 14 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/