Manaus 30º • Nublado
Segunda, 30 Janeiro 2023

4 cineteatros para prestigiar a união das artes em Manaus

cineteatro- foto-Divulgação-Governo-AM

Cinema e teatro. Essas são duas importantes vertentes da cultura brasileira. A cidade de Manaus (AM), por exemplo, conta com edificações que unem as duas artes: os cineteatros. 

Eles são destinados às apresentações de peças teatrais e exibição de filmes e o Portal Amazônia preparou uma lista com os principais cineteatros da capital amazonense. Confira:

Cineteatro Padre Pedro Vignola 

Inaugurado no dia 20 de dezembro de 2007, o Cineteatro Padre Pedro Vignola recebe espetáculos de teatro, música e dança, além de exibições de filmes e apresentações artísticas de escolas das redes pública e privada de Manaus. A capacidade é de 207 lugares.

Localizado na Zona Norte da capital, o espaço é mais um dos teatros de difusão que contribuem na descentralização das ações da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O local recebe as aulas práticas de teatro, dança e música do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro.

O nome do teatro é uma homenagem ao padre italiano Pedro Vignola, que chegou ao Amazonas no ano de 1956 e foi pároco na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, e na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Manaus. Mas foi no bairro da Cidade Nova, que o padre marcou a sua passagem pela capital amazonense, com a construção da Igreja São Bento.

Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados de 8h até 17h

Endereço
Rua Gandú com Avenida Noel Nutels, n°119, Cidade Nova II

Contatos
E-mail:

Telefone: (92) 99198-3655 

Foto: Divulgação/Governo do AM

Cineteatro Comandante Ventura 

Inaugurado em 2008, o Cineteatro Comandante Ventura está localizado no Centro Estadual de Convivência do Idoso, no bairro de Aparecida, Zona Sul de Manaus. O espaço abriga as aulas práticas dos cursos de teatro e coral dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, além de espetáculos de teatro, dança e música dos alunos de todas as unidades do Liceu e artistas de diversos segmentos.

O cineteatro também é palco para atividades variadas com objetivo de promover a socialização, o resgate da autoestima e a qualidade de vida da pessoa idosa. No espaço são festejadas as principais datas comemorativas como Carnaval, Dia da Mulher, Dia das Mães, Páscoa, Festas Juninas, Dia dos Pais e Natal. A capacidade do espaço é de 166 pessoas na plateia. Possui acessibilidade para pessoas com deficiência.

O patrono é José Antônio Dias Loureiro Ventura, conhecido como Comandante Ventura, comerciante português, fundador do Corpo de Bombeiros Voluntários, sediado no bairro da Aparecida. Ventura organizava grupos de folclore e música portuguesa, que mantinha com recursos financeiros próprios.

Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Endereço
Funciona no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), na Rua Wilkens de Matos, s/n, Nossa Sra. Aparecida

Contatos
E-mail:
Telefone: (92) 99174-3590
Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Cineteatro Guarany 

O Cineteatro Guarany foi inaugurado em novembro de 1999, com o objetivo de abrigar shows e espetáculos de pequeno porte, assim como sessões de cinema. Armandinho Lucena realizou o espetáculo inaugural do cineteatro, que também atendia aos eventos do Centro Cultural Palácio Rio Negro. 

O espaço foi palco de diversas estreias de filmes e documentários amazonenses, assim como mostras nacionais e internacionais, conferências, oficinas de trabalho artístico, debates, palestras e ensaios.

Em 2018, recebeu a Mostra de Cineteatro Zé Celso, em homenagem aos 60 anos de criação da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona. Foi a primeira vez que os títulos 'Boca de Ouro', 'Cacilda!' e a websérie 'Bacantes' foram apresentados em vídeo na capital amazonense.

Seu nome é uma homenagem ao Cineteatro Guarany, famoso cinema que realizava projeção de filmes de grande expressão na cidade de Manaus, no século 20. O projeto cênico, inspirado na antiga casa de cinema, é assinado pelo administrador cultural, diretor e autor de textos teatrais Sérgio Cardoso. O espaço é composto por 94 lugares.

Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Endereço
Villa Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, n°1546, Centro 

Contatos
E-mail: /
Telefone: (92) 3622-2224 ramais 2523 / 2589
Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Cineteatro Aldemar Bonates 

O Cineteatro Aldemar Bonates está em funcionamento desde 20 de dezembro de 2012. Apresenta sessões de cinema e espetáculos culturais de dança, teatro e música. O espaço comporta 160 lugares na plateia. Possui acessibilidade para pessoas com deficiência.

Localizado na Zona Centro-oeste da capital, o cineteatro foi implantado em uma das unidades do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Portanto, abriga também as aulas práticas do curso de teatro e apresentações dos alunos de todas as unidades do Liceu, além de ser cedido para atividades da comunidade.

O nome do teatro é uma homenagem ao comediante Aldemar dos Santos Bonates que, em 1955, iniciou suas atividades artísticas ao conhecer o diretor e ator Américo Alvarez. Juntos, no Teatro Amazonas, participaram de shows, esquetes e peças escritas por Américo, a maioria para o público infantil. Bonates ficou conhecido como 'Pitomba', seu personagem mais famoso. Ele também atuou como diretor, autor, contrarregra, maquinista, figurinista, iluminador e maquiador.

Funcionamento
De segunda a sábado, das 8h às 20h

Endereço
Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na Avenida Brasil s/ nº, Santo Antônio

Contatos
E-mail:
Telefones: (92) 99232-1498
Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Veja mais notícias sobre CulturaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 30 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/