4 cineteatros para prestigiar a união das artes em Manaus

Os espaços são destinados às apresentações artísticas de escolas, ensaios, peças teatrais e exibição de filmes e documentários.

Cinema e teatro. Essas são duas importantes vertentes da cultura brasileira. A cidade de Manaus (AM), por exemplo, conta com edificações que unem as duas artes: os cineteatros. 

Eles são destinados às apresentações de peças teatrais e exibição de filmes e o Portal Amazônia preparou uma lista com os principais cineteatros da capital amazonense. Confira:

Cineteatro Padre Pedro Vignola 

Inaugurado no dia 20 de dezembro de 2007, o Cineteatro Padre Pedro Vignola recebe espetáculos de teatro, música e dança, além de exibições de filmes e apresentações artísticas de escolas das redes pública e privada de Manaus. A capacidade é de 207 lugares.

Localizado na Zona Norte da capital, o espaço é mais um dos teatros de difusão que contribuem na descentralização das ações da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O local recebe as aulas práticas de teatro, dança e música do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro.
O nome do teatro é uma homenagem ao padre italiano Pedro Vignola, que chegou ao Amazonas no ano de 1956 e foi pároco na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, e na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Manaus. Mas foi no bairro da Cidade Nova, que o padre marcou a sua passagem pela capital amazonense, com a construção da Igreja São Bento.

Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados de 8h até 17h

Endereço
Rua Gandú com Avenida Noel Nutels, n°119, Cidade Nova II

Contatos
E-mail: pevignola@cultura.am.gov.br

Telefone: (92) 99198-3655 

Foto: Divulgação/Governo do AM

Cineteatro Comandante Ventura 

Inaugurado em 2008, o Cineteatro Comandante Ventura está localizado no Centro Estadual de Convivência do Idoso, no bairro de Aparecida, Zona Sul de Manaus. O espaço abriga as aulas práticas dos cursos de teatro e coral dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, além de espetáculos de teatro, dança e música dos alunos de todas as unidades do Liceu e artistas de diversos segmentos.

O cineteatro também é palco para atividades variadas com objetivo de promover a socialização, o resgate da autoestima e a qualidade de vida da pessoa idosa. No espaço são festejadas as principais datas comemorativas como Carnaval, Dia da Mulher, Dia das Mães, Páscoa, Festas Juninas, Dia dos Pais e Natal. A capacidade do espaço é de 166 pessoas na plateia. Possui acessibilidade para pessoas com deficiência.

O patrono é José Antônio Dias Loureiro Ventura, conhecido como Comandante Ventura, comerciante português, fundador do Corpo de Bombeiros Voluntários, sediado no bairro da Aparecida. Ventura organizava grupos de folclore e música portuguesa, que mantinha com recursos financeiros próprios.

Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Endereço
Funciona no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), na Rua Wilkens de Matos, s/n, Nossa Sra. Aparecida

Contatos
E-mail: cecidoso@cultura.am.gov.br
Telefone: (92) 99174-3590
Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Cineteatro Guarany 

O Cineteatro Guarany foi inaugurado em novembro de 1999, com o objetivo de abrigar shows e espetáculos de pequeno porte, assim como sessões de cinema. Armandinho Lucena realizou o espetáculo inaugural do cineteatro, que também atendia aos eventos do Centro Cultural Palácio Rio Negro. 

O espaço foi palco de diversas estreias de filmes e documentários amazonenses, assim como mostras nacionais e internacionais, conferências, oficinas de trabalho artístico, debates, palestras e ensaios.

Em 2018, recebeu a Mostra de Cineteatro Zé Celso, em homenagem aos 60 anos de criação da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona. Foi a primeira vez que os títulos ‘Boca de Ouro’, ‘Cacilda!’ e a websérie ‘Bacantes’ foram apresentados em vídeo na capital amazonense.

Seu nome é uma homenagem ao Cineteatro Guarany, famoso cinema que realizava projeção de filmes de grande expressão na cidade de Manaus, no século 20. O projeto cênico, inspirado na antiga casa de cinema, é assinado pelo administrador cultural, diretor e autor de textos teatrais Sérgio Cardoso. O espaço é composto por 94 lugares.

Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Endereço
Villa Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, n°1546, Centro 

Contatos
E-mail: dcculturais@cultura.am.gov.br / dtdifusao@gmail.com
Telefone: (92) 3622-2224 ramais 2523 / 2589

Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Cineteatro Aldemar Bonates 

O Cineteatro Aldemar Bonates está em funcionamento desde 20 de dezembro de 2012. Apresenta sessões de cinema e espetáculos culturais de dança, teatro e música. O espaço comporta 160 lugares na plateia. Possui acessibilidade para pessoas com deficiência.

Localizado na Zona Centro-oeste da capital, o cineteatro foi implantado em uma das unidades do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Portanto, abriga também as aulas práticas do curso de teatro e apresentações dos alunos de todas as unidades do Liceu, além de ser cedido para atividades da comunidade.
O nome do teatro é uma homenagem ao comediante Aldemar dos Santos Bonates que, em 1955, iniciou suas atividades artísticas ao conhecer o diretor e ator Américo Alvarez. Juntos, no Teatro Amazonas, participaram de shows, esquetes e peças escritas por Américo, a maioria para o público infantil. Bonates ficou conhecido como ‘Pitomba’, seu personagem mais famoso. Ele também atuou como diretor, autor, contrarregra, maquinista, figurinista, iluminador e maquiador.

Funcionamento
De segunda a sábado, das 8h às 20h

Endereço
Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na Avenida Brasil s/ nº, Santo Antônio

Contatos
E-mail: magdalena@cultura.am.gov.br
Telefones: (92) 99232-1498

Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rabada no tucupi: prato típico do Acre gerou curiosidade depois de ser tema de conversa no BBB 26

Receita acreana, rabada no tucupi foi citada pela paraense Marciele durante diálogo com Leandro dentro da casa do reality show.

Leia também

Publicidade