Manaus 30º • Nublado
Terça, 19 Outubro 2021

Capim-santo: a planta medicinal que auxilia no tratamento de inflamações e possui propriedades anticancerígenas

capim-sant_20211014-234542_1

Popularmente conhecido como capim-santo, capim limão ou erva-príncipe, é uma planta medicinal que possui um aroma semelhante ao limão e pode ser utilizado para ajudar no tratamento de diversas doenças, como melhora da digestão e alterações no estômago.

Também conhecido como capim-cidreira, capim-cheiroso, capim-cidrão, chá-de-estrada, capim-catinga ou citronela de Java, o Cymbopogon citratus é uma planta rica em terpenos, flavonoides e compostos fenólicos, gerando um efeito antioxidante.

Como benefícios, o capim-santo melhora a digestão e trata de alterações do estômago, possui ação anti-inflamatória e analgésica, tratando de dores de cabeça, musculares, dores de barriga, reumatismo e tensão muscular; protege a saúde do coração, auxilia no regulamento do colesterol e pressão arterial; diminui inchaços e alivia os sintomas da gripe.

Foto: Divulgação

 Além disso, a planta possui propriedades anticancerígenas, por ser rica em antioxidantes. Alguns estudos indicam que o capim-santo pode retardar o crescimento de fibrossarcomas e prevenir metástases do câncer de pulmão.

Outro benefício fitoterápico é a capacidade de exercer efeitos ansiolíticos, ou seja, a planta é capaz de desenvolver um efeito calmante. Por possuir óleo de citronela em sua composição, o capim santo também pode ser considerado um excelente repelente natural contra insetos, como moscas e mosquitos.

Foto: Divulgação

Como usar:  O capim-santo é um ótimo repelente natural contra insetos, mas ela pode ser consumida em forma de chá ou utilizada em forma de compressas para acalmar dores musculares.



  • Chá de capim santo: Colocar 1 colher (de chá) das folhas picadas numa xícara e cobrir com água fervente. Tampar, esperar esfriar, coar muito bem e beber a seguir. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.

  • Compressas: Preparar o chá e depois mergulhar um pedaço de pano limpo nele, aplicando na região dolorida. Deixar atuar por pelo menos 15 minutos.


Além disso, a partir de suas folhas pode-se obter o óleo essencial de capim limão, que pode ser utilizado na aromaterapia para aliviar os sintomas da gripe, assim como para repelir os insetos, devendo para isso utilizar 3 a 5 gotas em um difusor.

Contraindicações

O uso da planta, entretanto, tem suas contra indicações, o consumo da planta pode causar enjoo, boca seca e diminuição da pressão arterial, podendo provocar o desmaio. Quando é utilizada na pele, o capim limão pode provocar queimaduras principalmente quando expõe-se ao sol em seguida. Por isso, é importante lavar a região tratada logo após a sua utilização.

Veja mais notícias sobre AmazôniaSaúde.

 

Comentários: 3

Wanderlan Azevdo em Quinta, 14 Outubro 2021 14:46

Eu gosto muito do chá,à noite nos ajuda para dormir,já que é um calmante natural,gosto tanto que tenho mais de 10 pés,bastante cheios de folhas.
Tomamos chá a bastante tempo e não sabia de tantos benefícios,muito bom saber,obrigado.

Eu gosto muito do chá,à noite nos ajuda para dormir,já que é um calmante natural,gosto tanto que tenho mais de 10 pés,bastante cheios de folhas. Tomamos chá a bastante tempo e não sabia de tantos benefícios,muito bom saber,obrigado.
Marcia Muzeka em Domingo, 17 Outubro 2021 20:46

Sempre tomei esse chá. Sabia que era bom para crises de ansiedade e pressão alta. Mais não sabia de tantos benefícios.

Sempre tomei esse chá. Sabia que era bom para crises de ansiedade e pressão alta. Mais não sabia de tantos benefícios.
Mara em Segunda, 18 Outubro 2021 13:44

Verdade esse chá é muito bom sempre faço uso do capim limão.

Verdade esse chá é muito bom sempre faço uso do capim limão.
Visitante
Terça, 19 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/