Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 05 Dezembro 2020

Como elaborar um currículo moderno

Há um mito popular em torno do conceito "currículos modernos". Você já deve ter ouvido ou lido muito sobre isso com base em argumentos que os profissionais precisam ter currículos diferentes da maioria. Entretanto, há ressalvas quanto a isso, pois o que define o sucesso da leitura de um currículo não é o layout, mas sim o conteúdo e as estratégias de gatilhos de leitura para manter a pessoa lendo de forma contínua.

Além disso, não é para todas as áreas que um currículo moderno se adapta pelo fato de haver áreas que são tradicionais e conservadoras. Para termos uma ideia prática dessa afirmação, vamos imaginar os seguintes cenários: 

Cenário 1: Andréia é coordenadora de obras em uma empresa de serviços de construções. O seu nível de estresse é altíssimo devido a rotina diária. Considerando esse contexto, a Andréia terá o comportamento condicionado a querer informações rápidas e práticas. As cores, decorações, informações dividas de um lado para o outro que vão forçá-la a ter que reunir as informações para poder entender e isso vai gerar uma grande irritação visual nela, havendo mais probabilidade de gerar a desclassificação do profissional que tiver enviado o documento. Isso não significa que um currículo não pode ser moderno. Pode sim, desde que as informações sejam inseridas de forma estratégica, sem muitas firulas.

Cenário 2: Carlos trabalha em uma agência de publicidade que cria e elabora peças de campanhas e ações comerciais. Nesse caso, o comportamento dele estará condicionado a receber documentos criativos, com design, edições de imagens, cores e algumas de corações, afinal é com isso que ele trabalha e pode sim ser uma régua de avaliação para os profissionais que enviarem os seus currículos dessa forma.

Para entendermos sobre isso de forma mais profunda, abaixo há alguns fatores importantes para considerarmos sobre o tema:

Para quais áreas são recomendáveis

- Marketing: por envolver ações e eventos, muitos projetos envolvem ideias inovadoras com artes, imagens de impacto e similares. Dessa forma, é uma área adepta dos currículos modernos.

- Publicidade e Propaganda: por envolver criações em si, a linha de corte de avaliação de gestores dessa área estarão sempre focadas no potencial do/a candidato/a à vaga. Com um currículo moderno, esse/a gestor/a pode ter a noção disso.

- Comunicação: por envolver assuntos que precisam chamar a atenção de pessoas para poderem ser efetivamente eficientes, as notícias, informações, apresentações e locuções são setores envolvidos na necessidade de criação de novas ideias. Também é uma área adepta.

- Design: quem atua nesse setor precisa, de forma mandatória, conhecer técnicas de imagens, edições e inovações. Mais do que qualquer outra, também é adepta.

Essas são as quatro principais áreas que mais possuem níveis de aceitação de currículos modernos. Outros setores como de projetistas, produtos e similares também estão elas.

Sequência de leitura

Para criamos um modelo moderno precisamos considerar a sequência lógica de informações, criando a possibilidade de haver início, meio e fim na leitura. Muitos currículos modernos são elaborados de forma dividida, ou seja, as informações pessoais do lado direito, as experiências do lado esquerdo, os cursos embaixo, a formação acadêmica em cima, enfim. Essa divisão gera um grande desconforto na leitura, pois cria a necessidade de olhar para vários lados ao mesmo tempo para poder reunir as informações em sequência e somente assim conseguir entender. Em qualquer processo de leitura, a sequência é praticada. É assim que funciona a mente dos seres humanos. Se não há a sequência, a mente procurará uma forma de criá-la, demorando mais tempo e criando mais desconforto.

Sendo assim, a melhor forma de criar um currículo moderno é de forma continuada: dados pessoais, logo abaixo um resumo ou síntese de qualificações, logo abaixo a formação acadêmica, logo abaixo as experiências, logo abaixo os cursos e conhecimentos complementares. Dessa forma, a pessoa que estiver lendo vai passar olhar uma única vez sobre o documento.

O que são os Skills

Um conceito ainda desconhecido por muitos gestores/as de setores. No mundo do RH é mais difundido, entretanto, os/as gestores/as que determinam a escolha e contratação ainda não conhecem tanto.

Para inserir esse item em um currículo é recomendável se for o processo seletivo for para uma empresa de médio ou grande porte, que normalmente possuem gestores/as mais sofisticados em termos de linguagem. Se for para um comércio de bairro, por exemplo, não há necessidade técnica. Lembrando que essa afirmação não é pessoal, mas sim considerando que a cada 10 empresas de médio e grande porte, 9 contratam gestores/as com linguagem sofisticada, e entre 10 empresas de pequeno porte, apenas 2 contratam gestores/as com linguagem sofisticada.

Skills é o mesmo que habilidades, um espaço onde o/a profissional vai citar os pontos positivos e conhecimentos que possui.

Quando as decorações podem irritar a leitura?

O excesso de cores e decorações também pode irritar o campo visual, principalmente se for com cores fortes como verde claro, amarelo claro ou preto. Sendo assim, o ideal é que as cores sejam mais leves, como azul médio, bege, cinza moderado, rosa moderado, marrom claro ou similares.


Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Articulista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular. 

Veja mais notícias sobre EducaçãoEu Profissional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 05 Dezembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/