Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 18 Abril 2021

Rondônia tem duas potenciais startups selecionadas no Edital Catalisa ICT

O Sebrae desenvolveu uma grande iniciativa de fomento e aceleração, voltada especialmente para pesquisas acadêmicas que possam desdobrar em modelos de negócios. É o Catalisa ICT, uma jornada de aceleração que vai oferecer a pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.

O edital nacional foi lançado ainda em 2020 e contou com a inscrição milhares de proposituras que foram selecionadas com base no potencial de inovação das pesquisas inscritas. Rondônia teve nove propostas inscritas (proporcionalmente mais relevantes que outros centros e comunidades de inovação). Destas, duas pesquisas conseguiram ser selecionadas no exclusivo grupo do edital e seguem às próximas etapas.

Foto: Mario Gogh / Unsplash

Para Samuel Almeida, Diretor Técnico do Sebrae, o resultado é fruto de uma iniciativa do Sebrae em Rondônia em ser o grande mobilizador do cenário de Inovação no estado: "O Sebrae sempre esteve à frente de inciativas que visam fortalecer a cultura da transformação digital e a revolução do mundo VUCA, mesmo antes dos últimos acontecimentos. Trata-se do fomento à criação da comunidade de inovação no estado, além de projetos, capacitações e demais ações desenvolvidas pelo Sebrae em Rondônia nesse ecossistema", comemora Samuel.

Os projetos selecionados em Rondônia são "Pesquisa e produção de briquetes com biomassa de resíduos sólidos urbanos como fonte de energia alternativa para desenvolvimento econômico em RO", de Antônio dos Santos Júnior e "Produção de delicatesse de pescado", de Raica Esteves Xavier Meante.

Para os pesquisadores, que são oriundos do Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro), o Catalisa ICT é uma grande oportunidade: "Estou na expectativa do treinamento. O edital Catalisa ICT será de grande apoio aos trabalhos que já desenvolvemos dentro do Ifro", comemorou Raica Xavier. "Uma imensa satisfação participar de uma proposta tão arrojada como o ICT Catalisa/Sebrae. Liderar uma das propostas selecionadas, representando Rondônia, traz a responsabilidade de estar dedicado a fazer o melhor e de mostrar como podemos contribuir para o desenvolvimento da nação, com o desenvolvimento e transferência de conhecimentos e tecnologia", pontuou Antonio Júnior.

Segundo Rangel Miranda, analista de Inovação do Sebrae em Rondônia, o edital evidencia o nível de maturidade que Rondônia se encontra: "Sempre temos iniciativas que acabam avançando em nível nacional. Temos grande empreendedores e pesquisadores que buscam a inovação em modelos de negócios que podem gerar escala, tendo grande potencial e o nosso papel é justamente o de fomentar, capacitar e acompanhar até que os próximos setps", disse ele.

Programa Catalisa ICT

O Brasil precisa de negócios inovadores de base tecnológica para acelerar seu desenvolvimento econômico e social. As universidades brasileiras produzem uma quantidade expressiva de conhecimentos que precisam ser aplicados para gerar inovações.

Para fazer a aproximação entre a academia e o mercado, o Sebrae criou o Catalisa ICT, uma jornada de aceleração que vai oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.

Assim, será possível implementar planos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que resultem na criação de negócios inovadores e na transferência de tecnologia.

O Catalisa ICT compreende uma jornada de aceleração e fomento ao pesquisador, da academia ao mercado, que inclui gates de seleção com base em critérios de mérito quanto ao potencial de inovação da proposta, em cada etapa.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Veja mais notícias sobre InovaçãoEducaçãoRondônia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 19 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/