Ufam lança aplicativo similar ao Youtube e Netflix para TV Ufam

Foto: Divulgação/TV Ufam

A TV Ufam e o Instituto de Ciências da Computação (Icomp) da Universidade Federal do Amazonas lançam o TV Ufam Play. O aplicativo estará disponível a partir desta sexta-feira (9), e possibilitará ao público o acesso a todos os conteúdos produzidos pela equipe da televisão universitária. O web app foi desenvolvido por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto, sob coordenação do professor Cesar Melo e tem tecnologia similar ao Youtube e Netflix.

O TV Ufam Play está disponível na Play Store do Google gratuitamente para dispositivos Android. Ao baixar o aplicativo, o usuário poderá ver os vídeos da TV, criar perfil e playlits com seus vídeos favoritos e fazer comentários. É possível acessar o aplicativo pelo computador no endereço. É necessário estar conectado à internet para usar o recurso.

“O aplicativo está baseado numa tecnologia chamada streaming adaptativo de vídeo, que adapta o conteúdo às condições da rede. O diferencial é que você não tem os travamentos ou isso é muito reduzido”, explica Cesar Melo.

Para o professor, o desenvolvimento do TV Ufam Play é um grande desafio e um orgulho para a equipe do Icomp, que já havia desenvolvido o aplicativo Icomp TV. Segundo Cesar Melo, o aplicativo da emissora, por ter uma demanda maior de vídeos e acessos, exige um alto desempenho. “Isso mostra que o Icomp está pronto para novos desafios”, afirma.

Conteúdo exclusivo

O TV Ufam Play foi criado com o objetivo de reunir todos os vídeos da emissora em um só local. O canal que a TV Ufam possui no Youtube será mantido, mas apenas com trechos de produções. Os vídeos na íntegra podem ser acessados no aplicativo. Programas, reportagens, curtas e outras produções audiovisuais compõem o conteúdo exclusivo disponível no aplicativo.

“Vai ser um conteúdo acessível para todo mundo. Isso também marca, nesse processo de revitalização da TV Ufam, um grande passo, mostra que a TV está sempre procurando inovar”, afirma o diretor de programas, Caio Pimenta.  A próxima versão do aplicativo já está em processo de desenvolvimento, com a equipe trabalhando em melhorias de recursos e atualizações. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Eco-festival do Peixe-boi de Novo Airão: três décadas lutando pela preservação do peixe-boi

O Ecofestival do Peixe-Boi de Novo Airão foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. 

Leia também

Publicidade