Sua TV ainda é de tubo? Conheça as vantagens de se tornar digital

No últimos anos, o brasileiro tem percebido mudanças ao assistir televisão. O aparelho, que está em mais de 97% dos lares, é o meio de comunicação preferido da população e está melhorando sua qualidade com a chegada dos canais digitais e em alta definição.

Diferente dos canais analógicos – aqueles com chuviscos na imagem, com falhas e o áudio chiado -, os digitais têm qualidade de som e imagem, e já chegam aos telespectadores de todas as capitais da Amazônia, e nas principais cidades do interior.

Segundo o gerente de engenharia do Grupo Rede Amazônica, Eduardo Souza, o sinal digital proporciona uma melhor experiência ao assistir televisão.

“Com a TV digital, os telespectadores terão vários benefícios, como a ótima qualidade de imagem, um som envolvente, além das possibilidades de acessibilidade da programação, como a audiodescrição, que permite ao deficiente visual assistir a TV com a narrativa das cenas”, disse. 

Foto: William Costa / Portal Amazônia

Com a implementação gradual do sinal digital, o sinal analógico vai sendo desligado para dar lugar a outros serviços de telecomunicação.

“Desligar o sinal analógico é liberar uma faixa de frequência para que as empresas de telefonia, por exemplo, possam aumentar a oferta de serviços de internet 4G. Além da redução de custos para as empresas de comunicação, pois manter o analógico no ar é muito mais caro que o digital”, disse.

Na Amazônia, todas as capitais e as cidades vizinhas que recebem a mesma cobertura de sinal, terão os canais analógicos desativados ainda em 2018. São Luiz (MA) será a primeira, em 28 de março, seguida por Belém Manaus, em 30 de maio, e Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Rio Branco (AC), e Porto Velho (RO) que desligarão seus sinais em 28 de novembro.

Para quem ainda não assiste à programação da TV Digital, Eduardo dá as orientações para ter o sinal em casa.

“As televisões fabricadas de 2010 pra cá estão preparadas, mas é importante o espectador verificar se a televisão apresenta o símbolo DTV (Digital TV) ou se no menu de sintonia tem a opção de canais digitais, se sim é só acoplar à TV uma antena UHF externa e realizar a busca automática de canais. Caso a televisão não seja dessas mais modernas ou ainda de tubo, vai ser necessário um conversor digital e uma antena externa UHF, para que seja possível assistir a TV digital”, completou.  

Foto: William Costa / `Portal Amazônia

Para que o telespectador identifique que ainda está assistindo a um canal analógico, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estão orientando os telespectadores a partir de mensagens nos canais analógicos, e de um A, no canto superior direito da tela, informando ser um canal analógico.

E para quem quer assistir a programação do Amazon Sat em alta definição, com o padrão digital ativo, basta fazer uma sintonia automática de canais e a TV memorizará o Amazon Sat HD. Em Manaus (canal 44.1) e Porto Velho (canal 22.1), e ainda neste semestre entrará em Macapá, Boa Vista e Rio Branco. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade