As inscrições são gratuitas. Para participar da seleção, os candidatos deverão se inscrever no site www.manaostech.com/fhajlab no período de 11 até 17 de novembro de 2019, quando serão pré-selecionados 40 estudantes. No dia 19 de novembro será divulgada a lista com os selecionados na primeira fase. Esses passarão para a etapa de entrevistas que acontece nos dias 21 e 22 de Novembro de 2019. A lista final com os nomes dos 20 universitários selecionados será divulgada no dia 23 de Novembro de 2019.
“Os estudantes selecionados receberão cursos e mentorias em seus respectivos projetos voltados para a tecnologia e inovação, como, por exemplo, na criação de aplicativos (APP) e desenvolvimento em Internet das Coisas (IoT). Em seguida, eles participarão de uma competição durante a III Mostra Tecnológica da Manaós Tech, que ocorrerá no dia 14 de dezembro. Nossa ideia é fazer com que os universitários em Saúde e de TIC possam receber capacitação em tecnologia e inovação e criem sinergia para desenvolverem soluções inovadoras.”, destaca o CEO da Manaós Tech, Glauco Aguiar.
O FHAJ Lab é um projeto fruto da parceria inédita entre a escola de robótica Manaós Tech for Kids, FHAJ e conta com o aporte da Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam).
O professor e pesquisador, Juliano Monteiro de Oliveira, que faz parte da Diretoria de Ensino e Pesquisa da FHAJ, ressalta que o projeto servirá como protótipo para um programa maior que está em andamento no Hospital Adriano Jorge, além de poder desenvolver tecnologias que auxiliarão no serviço da Saúde pública.
“O FHAJ Lab é um projeto muito importante onde a Fundação Hospital Adriano Jorge abre as portas para a empresa Manaós Tech que vem nos ajudando a iniciar um programa maior que é o “Inova Saúde 4.0”. Nosso objetivo é fazer com que o Hospital Adriano Jorge possa se tornar uma referência em tecnologias em Saúde e, para isso, contamos com o suporte da Manaós Tech que irá nos ajudar com a capacitação voltada para Internet das Coisas (IOT), arduino, criação de apps, entre outras tecnologias. Isso irá agregar o conhecimento da área da Saúde com conhecimento da tecnologia e propor soluções práticas para uma necessidade real. Esse é o propósito do FHAJ.”, esclarece o pesquisador.
Soluções para a Saúde
De acordo com o professor Juliano Oliveira, o experimento com o FHAJ Lab poderá ampliar o projeto para os servidores do Hospital Adriano Jorge, além de abrir caminho para novas startups que possam desenvolver soluções para a área da Saúde.
“Planejamos ampliar e incrementar o projeto para a criação de novas startups voltadas para soluções tecnológicas na área da Saúde, contribuindo, também para o Polo Digital de Manaus. Nosso intuito com o FHAJ Lab é transformar a Fundação Hospital Adriano Jorge em um grande laboratório tecnológico, onde profissionais da Saúde serão capacitados para promover soluções tecnológicas para as nossas demandas reais”, enfatiza o pesquisador.
Neste ano, a Manaós Tech for Kids foi escolhida pelo programa “Brazil Accelerate 2030” – uma iniciativa do Impact Hub e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para impulsionar negócios de impacto socioambientais e também recebeu reconhecimento da Google como uma das 15 iniciativas de maior destaque do Brasil. A escola trabalha com a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics) e vem ampliando parcerias no ensino tecnológico.
“Estamos muito felizes em poder participar dessa parceria com a Fundação Hospital Adriano Jorge e em contribuir para a formação desses futuros profissionais em Saúde e TIC que irão auxiliar das demandas da área da Saúde em Manaus. Projetos como o FHAJ Lab nos motiva ainda mais a difundir tecnologia como meio de transformação social e de melhoria da nossa cidade”, enfatiza Glauco Aguiar ao revelar que em 2020, a Manaós Tech contará com ofertas de cursos de capacitação tecnológica para adultos.