Evento de astronomia em Manaus aborda a observação do céu a partir do olhar indígena

A observação do céu é uma prática que faz parte da cultura indígena. E os saberes desses povos tradicionais sobre o assunto vão ser discutidos na II Semana de Astronomia Indígena, que será realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de abril, em Manaus.

O evento é uma parceria do Sesc Amazonas com o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Haverá palestras, oficinas, sessões planetárias e observação do céu com telescópio.

A II Semana de Astronomia Indígena busca valorizar a cultura indígena regional e leva em consideração que esses povos são profundos conhecedores do ambiente em que vivem e observam a influência da astronomia no dia a dia.

Foto: FLICKR/JEAN-PIERRE BOVIN

A programação é gratuita e vai ocorrer na unidade Sesc-Balneário, no bairro Alvorada. As inscrições do evento podem ser feitas enviando o nome completo, CPF e escolaridade para o e-mail: sala.ciencia@sesc-am.com.br. Grupos escolares também poderão se inscrever.

Programação

A II Semana de Astronomia Indígena inicia dia 25 de abril, às 12h, com credenciamento e boas-vindas. A abertura do evento acontece às 14h, com a palestra intitulada Astronomia Indígena. 

O Professor Mestre Walter Esteves (coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA) falará sobre ‘Constelações dos índios do Brasil’, a partir das 15h20. 

Sessões de Planetário ‘Kapú – o Céu a partir do olhar indígena’; apresentação de curiosidades sobre Astronomia, oficina de expansão do Universo e Observação com telescópio (com o Clube de Astronomia da Ufam – Caufam) têm início às 16h.

No segundo dia (26), a programação começa às 08h30, com a palestra de Ingrid Celeste. Às 10h, Dimerson Coelho e Marcos Guedes relatam sobre ‘Minhas observações com o uso da tecnologia’. 

Haverá diversas oficinas, começando pela Construção e Lançamento de foguetes feitos de garrafas PETs e Gravidade Visualizada, ambas começando a partir das às 11h.

Ainda no dia 26, Yara Laiz Souza apresenta a palestra Como Viver em marte (às 14h). O evento segue com o circuito de oficinas, que começa com ‘as fases da Lua em uma caixa’; Expansão do Universo; Construção do Sistema Solar em tamanho relativo; e Entenda o telescópio, com o Caufam. Durante todo o dia, o público poderá conferir sessões no Planetário: uma viagem ao Sistema Solar.

Fechando a programação, a palestra ‘Fake News x Ciência: os impactos na Sociedade’ acontece dias 29 e 30, em dois horários: de 08h30 às 10h e de 13h 30 às 16h. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia onde a violência campeia sem controle

Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.

Leia também

Publicidade