Estudo quer baratear fabricação de tijolo e telhas de cerâmica no Amazonas


Foto: DivulgaçãoMANAUS – Para tornar mais barato o processo de construção de tijolos e telhas de cerâmica no Amazonas, o pesquisador Eveson Marinho desenvolve um estudo promissor. A ideia é tonar a argila branca e o caulim matérias-primas para elaboração de tijolos e telhas no Estado. Com apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a previsão é que a pesquisa finalize em 2017.No estudo, o pesquisador identificará as características individuais da argila branca e caulim para usá-las na otimização da massa cerâmica por meio de pequenas variações. A proposta pretende valorizar a matéria-prima retirada do solo na região Norte, contribuindo para preservação da biodiversidade do solo amazônico.
O estudo “Processo de análise exploratória da argila branca e o caulim para beneficiamento de processos industriais cerâmicos em Itacoatiara”, é desenvolvido no Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização) da Fapeam.De acordo com o projeto de pesquisa, a cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. O estudo em questão busca encontrar nas matérias-primas argilosas novas formas para aperfeiçoar o processo de construção de tijolos e de telhas de cerâmica vermelha.ntes como a argila branca e o caulim é de fundamental importância para beneficiar o processo de fabricação da cerâmica vermelha, pois a presença e a quantidade de cada componente é o que define as propriedades de cada argila, matéria usada na fabricação da cerâmica.
Tijolos e telhas com qualidade e preço em conta
O estudo deve contribui para obtenção de tijolos e telhas de melhor qualidade, seja por mudança de formulações das misturas, seja por melhorias no processo de fabricação, através do controle das propriedades das matérias-primas. Além da melhoria na qualidade dos produtos cerâmicos, a otimização do processo deve diminuir custos e refletir em preços mais baixos. Sobre o RH Interiorização
O Programa é uma iniciativa do governo do Amazonas via Fapeam que tem como objetivo oferecer bolsas de mestrado e doutorado aos graduados residentes no interior do Estado.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade