CERTI mapeia 140 startups na Amazônia que podem gerar impacto positivo para a floresta

Um mapeamento realizado pela Fundação CERTI na região amazônica detectou a presença de 140 startups com potencial de gerar impacto positivo para a floresta. Além delas, o estudo aponta outras 386 ideias em estágio inicial associadas à valorização da Floresta, ao lado de quase 2 mil linhas de pesquisa que apresentam potencial de sinergia com negócios sustentáveis e 20 programas de fomento ao empreendedorismo na Amazônia. Mais resultados deste levantamento serão apresentados na Feira do Polo Digital de Manaus, que acontece até o dia 17 de outubro, no Studio 5 Centro de Convenções.

Foto:Divulgação

O projeto para modelar um Ecossistema de Inovação de Impacto foi desenvolvido com o Instituto CERTI Amazônia (ICA) e deverá promover a conexão dos atores em rede, criação de valor para os negócios e geração de impactos socioambientais positivos para o território da região. “Para estruturar o Ecossistema é necessário identificar organizações e mecanismos-chave e integrar esses atores, pois possuem um papel fundamental para promover um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo de sucesso no contexto amazônico”, diz Marcos Da-Ré, Diretor de Economia Verde da Fundação CERTI.

A iniciativa da CERTI também identifica as lacunas do Ecossistema, ou seja, funções importantes para as quais ainda não há atores, mecanismos ou produtos ativos. Com base nesses hiatos é possível inserir novos produtos, meios de fomento e atuação empreendedora, já que o ambiente é favorável e potencializa o sucesso de novas oportunidades.

Sobre a CERTI

A CERTI é uma instituição privada de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados, sem fins lucrativos, que proporciona soluções inovadoras para empresas, governo e terceiro setor. Com sua experiência acumulada desde 1984 no ambiente de desenvolvimento tecnológico e inovação do Brasil, presta serviços e desenvolve produtos, sistemas e processos, aliando suas competências em diversas áreas de atuação. Para melhor atender às necessidades do mercado nacional, a CERTI estabeleceu também Institutos Tecnológicos em Manaus (ICA) e em Brasília (Instituto Sapientia – IS).  Para mais informações, acesse o site http://certi.org.br.

Sobre a Feira

A Feira do Polo Digital de Manaus está na 2ª edição e tem como tema central “Manaus Inteligente”. O evento reúne os atores do ecossistema de P&D digital na região para discutir conceitos e soluções. Entre os assuntos das Trilhas de Palestras estão Indústria 4.0, Liderança e Empreendedorismo, Transformação Digital, Tecnologias Emergentes, Tecnologia Verde e Tecnologias Móveis. A feira conta com exposição de estandes dos Institutos Públicos e Privados de TICs, Empresas de TI, Startups, Universidades, Incubadoras, Aceleradoras, Instituições, Agências e Associações de apoio ao Ecossistema de Inovação Digital de Manaus.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Sistemas agrícolas tradicionais guardam memória e apontam caminho para o futuro, afirma antropóloga 

Tema foi desenvolvido pela antropóloga Emília Pietrafesa de Godoi na Escola Interdisciplinar FAPESP 2025. Ela relatou sua experiência de pesquisa com sistemas agrícolas tradicionais na região da Flona do Tapajós, no Pará.

Leia também

Publicidade