De acordo com a diretora-presidente da Rami, o Amazonas tem atualmente 14 incubadoras, um parque tecnológico em execução, três aceleradoras e existem pré-projetos para criação de mais quatro incubadoras no Estado. “Com apoio da Fapeam, nós conseguimos consolidar nossa rede. O Governo do Amazonas está de parabéns por apoiar e consolidar essa rede de empreendedorismo e inovação, que trabalha nas mais diversas atuações no Estado. É importante que toda a região Norte esteja consolidada neste processo de empreendedorismo”, informou Jane Moura.
“Agora passa a fazer parte dessa rede os parques tecnológicos e aceleradoras de startup. No encontro de hoje estamos reunindo o ecossistema empreendedor e de inovação da Amazônia para mostrar e divulgar as ações desenvolvidas pela rede nos últimos anos”, informou.
Durante o evento, Jane Moura destacou as ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para alavancar o cenário de empreendedorismo, inovação e tecnológico no Estado. “É bom essa reunião entre academia, empresas e o Governo do Amazonas porque não se faz nada sem essa parceria. A Fapeam é uma grande parceira, por isso já temos a rede do Estado consolidada”, disse.
Encontro
O 3º Fórum de Gestores de Inovação e Empreendedorismo e 3º Encontro Regional de Gestores de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos da região Norte acontecem até esta sexta-feira, 16 de dezembro, no auditório Madalena Arce Daou, Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA), a partir das 8h.
No encontro de desta quinta-feira (15) serão debatidos assuntos como: A Lei de P&D para Incubadoras e Parques Tecnológicos; Internacionalização para Micro e Pequenas Empresas; Economia Criativa e Tecnologias Sociais na Amazônia; Propriedade Intelectual e Universidade Empreendedora.
Na sexta-feira (16) será realizado um curso de Valoração da Tecnologia, ministrado pela diretora do Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará e uma Reunião Técnica de Gestores de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos.
Rami
A Rami tem objetivo de integrar os agentes dos sistemas de empreendedorismo e inovação da região Norte para articular e representa-los junto as instituições de apoio ao desenvolvimento regional e global.