Violência contra mulheres indígenas é tema de evento no Amazonas

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Indígena comemorado no dia 5 de setembro, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) e  Fundação Estadual do Índio (FEI), realiza o colóquio, “Refletindo as Questões de Gênero e Violência contra às Mulheres Indígenas no Amazonas”. O evento acontece no próxima terça-feira (20) das 8h as 14h no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque Dez.

Segundo a gestora da SEPM, Keyth Bentes, a proposta  é contribuir para o avanço do debate sobre o tema junto aos movimentos e demais instituições indígenas para fortalecer as ações voltadas as mulheres indígenas frente e inserir políticas públicas específicas. “O desafio é falar sobre os direitos humanos e suas violações a partir de uma perspectiva multicultural que reconheça e respeite o direito de autonomia dos povos indígenas, além de construir estratégias de atuação exitosas”, explica.

Está programada uma palestra com o tema “Refletindo as questões de Gênero e Violência contra as Mulheres Indígenas”, além de três mesas redondas sobre cultura, educação e saúde indígena e quatro salas temáticas onde serão abordados assuntos como cidadania, violência, poder e participação.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade