O vídeo é de autoria do técnico de enfermagem Ednilson Cardoso, de 28 anos. Ele viajava em missão pela Secretaria Estadual de Saúde Indígena (Sesai). A areonave era comandada pelo piloto Elcides Rodrigues Pereira, de 64 anos, o “Peninha”.
As imagens mostram a manobra executada pelo piloto para pousar no rio Catrimani mas, no momento do impacto, o vídeo é interrompido.
“Estou em cima do rio Catrimani, vou jogar nele”, disse Elcides Rodrigues, em comunicação com a central da Paramazônia Táxi Aéreo, empresa responsável pelo monomotor, momentos antes da queda.
Resgate
Uma hora após o impacto, e companhia aérea enviou resgate próprio ao local do acidente e conseguiu resgatar o técnico de enfermagem. O piloto, no entanto, desapareceu após cair no rio Catrimani.
“Tentamos muito puxá-lo para dentro do helicóptero, mas ele estava muito molhado e cansado e por isso acabou caindo dentro do rio. Eu desci e fui atrás dele, mas não o achamos mais”, contou Ednilson Cardoso ao G1.
O corpo de Elcides Rodrigues só foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros após três dias de buscas. Ele estava a seis quilômetros do local onde o avião fez o pouso forçado.
Apesar do acidente ter ocorrido na tarde de quarta (14), o Corpo de Bombeiros diz que só foi acionado à noite e enviou equipes de resgate para a região na manhã de quinta-feira (15).
Vazamento do vídeo
A pedido do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que investiga as causas do acidente, o vídeo registrado pelo técnico de enfermagem só deveria ter sido disponibilizado aos familiares da vítima e ao próprio Cenipa, mas acabou vazando para as redes sociais.