Sessenta e cinco venezuelanos deixaram a capital de Roraima, Boa Vista, nesta segunda-feira (28) com destino a Manaus em busca de novas oportunidades. Ao todo, 187 venezuelanos foram transferidos pela Força Aérea Brasileira (FAB), sendo 69 para João Pessoa (69) e 53 para São Paulo.
Esse é o primeiro grupo dessa sexta etapa do processo de interiorização dos migrantes que cruzaram a fronteira do país, fugindo da crise político-econômica da Venezuela.
Ao todo, ao longo da semana, serão 276 pessoas transferidas em aviões da FAB. Na próxima quinta-feira, 60 deles serão levados para a cidade paranaense de Goioerê, 25 para o Rio de Janeiro e quatro para Brasília.
Entre abril a julho deste ano, 820 pessoas foram transferidas de Roraima para sete cidades. A maior parte deles (287) foi encaminhada para centros de acolhimento em São Paulo.
A previsão da Casa Civil da Presidência da República, que tem coordenado a ação, é que, somando os meses de agosto e setembro, a interiorização inclua mais de mil venezuelanos.