Vazante do rio Negro em Manaus é incomum para a época, aponta CPRM

MANAUS – O nível do rio Negro, em Manaus, baixou 23 centímetros nos últimos dez dias, de acordo com o 5° boletim de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O processo de vazante do rio este ano, segundo informa o órgão, é incomum para este período e parece acompanhar a descida de nível que ocorre na Bacia do Rio Solimões. Em São Gabriel da Cachoeira, onde há o alto curso do rio, o nível está apenas 66 centímetros acima do mínimo histórico registrado em 1992.Porto da Manaus Moderna, no centro da cidade. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
Dados do Porto de Manaus mostram que o rio Negro iniciou uma queda constante do nível a partir do dia 4 deste mês, quando marcava 20,13 metros. Nesta sexta-feira (12), registrou 19,91 metros. Em 2015, na mesma data, o nível do rio chegou à 24,22 metros, e variava entre três e nove centímetros durante o mês.
Bacias Amazônicas
A Bacia do Javari segue com as estações monitoradas em período de enchente. As Bacias do Madeira e Amazonas, também em processo de enchente, apresentam níveis abaixo da média para o período e a do Purus continua com níveis baixos para esta época do ano.
Em Tabatinga (AM), o nível do rio Solimões subiu 1,19 metros desde a última terça–feira e chegou a 6,41 metros nesta sexta-feira (12), o que reveteu o processo atípico de vazante abrupta que apresentava. As estações em vazante – Fonte Boa, Itapéua e Manacapuru – ainda continuam em descida.
Rio Branco segue em vazante histórica
A Bacia do Branco, em Boa Vista (RR), segue em vazante histórica. A cota recorde, registrada nesta sexta-feira (12), é de menos 54 centímetros. A vazante mínima anterior foi de 2 cm, em fevereiro de 2015. Além da vazante, a capital de Roraima enfrenta a seca, que tem promovido diversos incêndios. Amazonas e Goiás enviaram combatentes para ajudar a controlar a situação. 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Aos 7 anos, amazonense conquista título internacional de Miss Baby Universo 2024 no Peru

Giovanna já participou de três concursos e o mais recente, de Miss Baby Universo, foi em julho de 2024 em Arequipa, quando venceu o título maior.

Leia também

Publicidade