Vazante 2016 na Amazônia: nível da Bacia do rio Branco preocupa

MANAUS – Com a chegada do período de enchente dos rios amazônicos, o nível da Bacia do rio Branco é preocupante, conforme boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) nesta sexta-feira (11). De acordo com o boletim, as estações permanecem monitoradas com níveis próximos aos mínimos históricos para época, o que é “preocupante para o quadro de vazante de 2016”.
As bacias do Javari e Madeira seguem em período de enchente sem alterações. A Bacia do Purus segue com níveis abaixo da média para época, bem como a Bacia do Amazonas, na região de Parintins. Na Bacia do Solimões, em Manacapuru, o Nível do rio subiu 27 centímetros na última semana.
Bacia do Negro
No Porto de Manaus, o nível do rio Negro registrou uma subida de 21 centímetros nos últimos sete dias, cuja cota chegou à 17,26 metros nesta sexta-feira (11). Em comparação a 2014, o rio havia subido 29 centímetros, mas atingia a marca de 21,20 metros.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Conheça o ritual das cabeças mumificadas dos Shuar, povo indígena do Equador e do Peru

As tsantsas, como eram chamadas as cabeças reduzidas, tinham um papel crucial na cultura Shuar, principalmente em contextos de guerra.

Leia também

Publicidade