Na oportunidade, o governador, que é Grão-Mestre da Ordem da Estrela do Acre, e a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, chanceler da referida ordem, farão a outorga de medalhas a pessoas e instituições que, por sua contribuição ao Estado ou mérito excepcional, tornaram-se dignas do reconhecimento do povo acreano.
Ao todo, 18 pessoas receberão a concessão da Ordem da Estrela do Acre, em cinco categorias: Grau Grã-Cruz, que será atribuído ao primeiro governador eleito do Acre, José Augusto de Araújo (em memória), Grau Grande Oficial, Grau Comendador, Grau Oficial e Grau Cavaleiro. Entre as autoridades que receberão as demais honrarias, estão representantes dos tribunais de Justiça e de Contas, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Universidade Federal do Acre, entre outros.
A história
Antes Território, o Acre foi elevado à condição de Estado em 1962, quando a lei 4.070 foi sancionada. O processo durou anos em meio a dificuldades e conflitos, porém, com a ajuda de José Augusto de Araújo, foi possível que se tornasse finalmente brasileiro.
A tradição da troca da bandeira no aniversário do Acre é realizada duas vezes ao ano ou quando se tem necessidade devido ao deterioramento causado pela ação do tempo.