Após aproximadamente 13 horas de chuva, que teve início na terça-feira (7), foram registrados pelo menos dez pontos na rua 15 de junho, no bairro Juruá, em Tefé (a 522 quilômetros de Manaus). Cinco casas tiveram destruição total, com cinco famílias afetadas, mas o número pode aumentar, uma vez que 17 casas ainda estão com risco iminente de desabar. As informações são da Defesa Civil do Estado do Amazonas (Defesa Civil-AM). Agentes do órgão prestam assistência às famílias do município, localizado na calha do Médio Solimões, afetadas pelos incidentes que ocorreram nesta quarta-feira (8).
“A Defesa Civil do Amazonas está realizando um trabalho técnico administrativo e operacional, em parceria com o executivo municipal, responsável pela primeira resposta ao desastre, para que seja resguardada a segurança dos afetados”, afirmou, o secretário executivo do órgão, coronel Fernando Pires Júnior.
A área atingida é de aproximadamente 350 metros, e os moradores do local estão sendo deslocados para a casa de parentes. A Defesa Civil-AM também está realizando um levantamento da situação de alguns afetados, que poderão receber aluguel social da Prefeitura de Tefé, até que se restabeleça a normalidade.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado (Cemoa), baseado em dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de chuva para o município de Tefé, é de 244,7 milímetros (mm) para mês de fevereiro. Até esta quarta-feira (8), as precipitações chegaram 147,9 mm, o que significa mais de 50% do previsto para todo o mês.
saiba mais
Defesa Civil do Amazonas envia ajuda para Calha do Juruá por causa da cheia
Ministro da Integração visita áreas atingidas pela cheia Cruzeiro do Sul
Rio Negro está 4 metros acima do registrado no mesmo período no ano passado
Pontuação foi alcançada pelo Cacique Rafael Mopimop Suruí, da Terra Indígena Sete de Setembro. O café vencedor poderá ser degustado durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).