Torneio SESI de Robótica reúne 29 equipes da Região Norte em Manaus

Com programação que vai da astronomia indígena à física de Jornada nas Estrelas, começa nesta sexta-feira (30), no SESI Clube do Trabalhador, a viagem estelar na nova edição do Torneio SESI de Robótica First Lego League, este ano com o tema “Into Orbit” (do inglês, em órbita). Realizado em dois dias, o evento vai reunir, até este sábado (1), 29 equipes da Região Norte, incluindo, além do Amazonas, representantes do Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Como acontece anualmente, desde 2013, em todo o país, estudantes de 9 a 16 anos serão desafiados a pesquisar e apresentar soluções inovadoras, nos dois dias do evento, para um determinado problema. Para isso, terão que utilizar conhecimentos nas áreas de ciências exatas e biológicas. Este ano, para vencer os desafios, os participantes terão que explorar temas, como satélites, foguetes, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial, além das situações de estresse a que os astronautas são expostos.

No lançamento da nova edição, no final de outubro, o SESI, como operador oficial do Torneio, promoveu uma série de encontros das equipes com o astronauta Marcos Pontes, que capitaneou a primeira missão espacial vivida por um brasileiro. Em Manaus, para uma plateia de aproximadamente 600 pessoas reunidas no SESI Clube do Trabalhador, o astronauta narrou suas experiências na missão, que teve a duração de dez dias, na Estação Espacial Internacional (ISS), em 2006.

O Torneio de Robótica First Lego League é desenvolvido em cerca de 80 países, por meio de parceria da instituição americana FIRST com o grupo dinamarquês LEGO. Envolve alunos de escolas públicas e privadas.

Para o presidente do Sistema FIEAM e diretor regional do SESI, Antonio Silva, o SESI tem o dever de incentivar a participação de seus alunos na competição por acreditar que o torneio fortalece a capacidade de inovação, trabalho em equipe, criatividade e raciocínio lógico.

Confira a programação de palestras durante o Torneio:

Dia 30 de novembro

9h – Abertura do evento
10h – “A física de Jornada nas Estrelas” – Henrique Silva dos Santos – Projeto Cosmo
11h – “O sistema solar é simplório, mas a física é sofisticada” – Alexsandro Brito – UFAM
14h – “Novo Ensino Médio” – Guido Soprano – SENAI AM
15h – “Inteligência Artificial” – João Ponciano – Samsung Ocean
16h – “Os Avanços da Indústria 4.0” –Marcelo Aguiar – SENAI AM
17h –“O Futuro da Educação”- Marcelo Rocha – SESI AM
18h – Observação com Telescópio com o Clube de Astronomia UFAM

Dia 1º de dezembro

9h – Star Wars: ciência, ficção e mundo real – Yara de  Souza – UEA
10h – Astronomia Indígena – Nélio Sasaki – UEA
14h – Ficção científica – mitos e verdades – Mapingua Nerd
15h – Criação de roupa interativa com Arduino – Thiago Cauasa – Controlbot

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade