Rondônia: povos indígenas lançam protocolo de consulta a duas comunidades

Duas comunidades indígenas e extrativistas da reserva Rio Outro Preto, em Guajará-Mirim (RO), município a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho, lançaram na sexta-feira (27) protocolos de consulta e consentimento. A partir de agora, todas as decisões do governo que envolvem essas comunidades terão de passar por aprovação dos moradores.



Essa é a primeira vez que comunidades indígenas da região de fronteira se organizam para confeccionar esse tipo de documento.

Foto: Divulgação

De acordo com informações do G1 Rondônia, o protocolo de consulta e consentimento está previsto na Constituição Federal e na Convenção 169, que trata de povos indígenas e tribais da Organização Internacional do Trabalho.

Esse protocolo prevê que o povo das terras indígenas Igarapé Lage, Igarapé Ribeirão e Reserva Indigenário Outro Preto terão que, obrigatoriamente, serem ouvidos antes de qualquer decisão administrativa e legislativa capazes de afetar a vida e o direito deles.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Livro investiga a história do Beiradão e protagonismo dos trabalhadores migrantes na música do Amazonas

Segunda edição do livro 'Das Beiradas ao Beiradão', do historiador e pesquisador Bernardo Thiago Paiva Mesquita, foi revisada e ampliada e será lançada no dia 6 de novembro, na UEA, em Manaus (AM).

Leia também

Publicidade