A Prefeitura de Manaus divulgou, na tarde dessa terça-feira (15), o resultado preliminar do processo seletivo do Programa Bolsa Idiomas (PBI) 2019, na sede do Executivo municipal, bairro Compensa, zona Oeste. Ao todo, 8.581 estudantes de baixa renda foram selecionados para bolsas integrais, de 100%, e parciais, de 75% e 50%, em cursos de inglês e espanhol, além de alemão, francês, italiano, japonês e mandarim, que foram ofertados pela primeira vez este ano.
Resultado: confira a lista dos selecionados no Bolsa Idiomas 2019
Este ano, a Escola Municipal de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi) contabilizou um recorde nas inscrições do Bolsa Idiomas. Foram 18.059 pessoas inscritas para concorrer às vagas disponíveis nesta edição.
A alta procura é resultado de uma alteração na lei que colocava como requisito mínimo a renda de um salario mínimo, passando para dois salários mínimos e meio, como explica o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Lucas Bandiera.
“Nós alteramos alguns critérios de inclusão para o Bolsa Idiomas 2019, tornando-o mais acessível a uma camada da população. Agora queremos, cada vez mais, consolidar e melhorar os outros programas, como Bolsa Universidade e Bolsa Pós-Graduação, para que mais estudantes participem”, informou Lucas.
Seleção
Os critérios de seleção para o Bolsa Idiomas exigem que o inscrito seja residente em Manaus, com idade a partir de 16 anos, com renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público.
Governo Bolsonaro: Conheça novas regras para posse de arma no país
Nesta edição, o programa Bolsa Idiomas firmou parceria com 11 instituições: Argus, Aslan, Dom Bosco, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Fucapi, Inglês e Companhia, Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu), Multicursos, My Way Idiomas, Quality e Yes Idiomas.
Documentação
A lista de classificados também está disponível no portalespi.manaus.am.gov.br, onde também se encontra o edital do programa, que contém a lista de documentos pessoais e comprobatórios de escolaridade e renda a serem entregues pelos classificados.
Veja também: Especialização em Saúde Coletiva está com as inscrições abertas no Pará
Os classificados da primeira chamada deverão comparecer à sede da Espi no período de 21 a 23 de janeiro, de 8h às 17h, munidos da documentação especificada no edital para a implementação da bolsa.
A diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, enfatizou que após encerrado o prazo para entrega da documentação, haverá uma 2ª chamada para complemento das vagas remanescentes, no dia 31 de janeiro. “Tivemos um recorde de inscrição e nesse primeiro momento estamos convocando os 8.581 classificados, porém teremos uma segunda chamada para o preenchimento total das vagas”, explicou.
Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.