Região Metropolitana de Manaus recebe ações de combate às queimadas


Foto: Divulgação/Agência Brasil

MANAUS – Municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) foram alvo de uma operação de combate a queimadas entre os dias 20 e 25 de outubro. A iniciativa, liderada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) abrangeu Manaquiri, Careiro da Várzea, Autazes, Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara. Ao todo, foram lavrados 11 autos de infração no valor de R$ 165.972,00. Além de realizados, quatro embargos, dois termos de apreensão e 11 notificações.”Para nos auxiliar, nós contamos com o monitoramento via satélite para determinar as áreas mais críticas. E nessa operação em especial definimos os locais e fomos a campo em busca de impedir novos focos e para tentar identificar os infratores”, explica a diretora-presidente do órgão, Ana Eunice Aleixo.Durante o período, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou o total de 430 focos de calor nos municípios visitados. O número equivale a cerca de 85 focos de incêndio durante o período de fiscalização. Autazes (144), Itacoatiara (129) e Careiro da Várzea (84) foram as cidades que concentraram o maior número de queimadas. Em todo o Amazonas foram 2.273 registros. As informações são do satélite NPP 375, com resolução de 375 metros.
Foto: Divulgação/Ipaam

As operações de combate aos focos de calor continuam e contam com o Centro Integrado de Multiagências para o Combate às Queimadas no Amazonas (Cimaam). É a partir do Centro que são identificados os focos de calor por imagem de satélite, o que tem contribuído para as ações pontuais de fiscalização, controle e combate das queimadas.”Há uma dificuldade em identificar as pessoas envolvidas em queimadas provocadas. Mas, estamos tendo êxito nessas ações e conseguimos encontrar várias pessoas praticando a queimada”, comentou Aleixo.

Sul do Estado
Desde setembro, o Ipaam realiza uma operação de fiscalização nos municípios de Humaitá, Lábrea, Manicoré e Apuí. Além do Ipaam, integram a Força Tarefa o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Ambiental, a Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Corpo de Bombeiros.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade