Previsão do tempo estima dezembro menos chuvoso no AP; inverno pode durar 6 meses

O clima abafado no Amapá representa o período de transição entre estações e a chegada de mais um inverno no estado. O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) prevê um dezembro menos chuvoso em relação ao mesmo mês em 2018: a expectativa é que o período encerre com acúmulo de 200 milímetros de água.


O núcleo, que faz parte do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), explica que o estado recebe os efeitos da zona de convergência intertropical, um fenômeno natural de rotação da Terra que anuncia o início do inverno e as pancadas de chuva, características da estação na Amazônia.

Foto: Reprodução/Shutterstock

Essa zona é resultado de uma união de ventos frios vindos de ambos os polos do planeta que se dirigem aos trópicos e, como não tem para onde escoar, sobem e formam as chuvas. Elas atingem primeiramente as cidades costeiras do estado, como Oiapoque, Calçoene, Pracuúba, Tartarugalzinho e Amapá.


De acordo com informações do NHMET, entre sábado (14) e esta quarta-feira (18), 108 milímetros atingiram a região do Cassiporé, que fica na divisa entre Oiapoque e Calçoene; e 103 milímetros, em Ferreira Gomes. Em ambos os casos, mais da metade prevista no estado.

Segundo o gerente do núcleo, Jefferson Vilhena, chuvas como essas já podem ser consideradas “pancadas de água”, visto que uma chuva “normal”, tem entre um e 15 milímetros.

Foto: Divulgação

Desde o dia 1º de dezembro até esta quarta-feira, choveu cerca de 120 milímetros em Macapá, também mais da metade do que foi previsto para o mês.“Podemos afirmar que o inverno já começou e a nossa previsão para dezembro ultrapassa a média, que é de 150 milímetros, com 200 milímetros. Por outro lado, são 50 milímetros a menos que choveu em dezembro de 2018”, explica.

O gerente conta que as chuvas fortes e constantes começarão no final de dezembro. O inverno, segundo Vilhena, pode continuar até o início de agosto, podendo ultrapassar seis meses de chuvas, com os picos em março, abril e maio de 2020.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

No calendário nacional, São João no Parque Anauá conta com plano integrado de segurança

No total, 180 espaços de empreendedorismo foram disponibilizados para esta edição do São João no Parque Anauá e, para garantir a tranquilidade dos visitantes, as forças de segurança estão unidas em um plano integrado.

Leia também

Publicidade